Coluna-Ponto-de-Vista-1

Equipe 6 do ESF Zona Oeste realiza atividades alusivas ao Janeiro Branco


A Campanha Janeiro Branco foi tema de atividade na segunda-feira, 20, no Ginásio da Escola Marques Luz. O evento organizado pela equipe 6, do ESF Zona Oeste, reuniu usuários da rede básica de saúde através do Grupo Girassol, que mobiliza – em atividades físicas semanais – crianças, adultos e idosos.
A atividade está relacionada a Campanha Nacional, mas também tem a ver com o desafio proposto pela coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com o objetivo de criar um espaço social permanente dentro da Unidade com a participação direta (ou indireta) dos usuários valorizando e promovendo a saúde mental.







Na ocasião, durante dinâmica de grupos, os pacientes puderam dar seus depoimentos falando como era a vida deles antes de começarem a participar do grupo e o que o grupo acrescentou a saúde física e emocional de cada um. Os participantes também responderam questionário para ser depositado na caixinha que ficará no "Cantinho das emoções", na sede da UBS e alguns foram expostos na parede do cantinho.
Confira os depoimentos: 



A Dra. Márcia Mantelli passou orientações sobre o tema nos corredores da UBS para os pacientes que aguardavam consulta médica, além de atividades como verificação dos sinais vitais e atividades físicas com o educador físico do grupo.
Assim como o ESF Zona Oeste, as outras 17 equipes também apresentarão trabalhos semelhantes. Os profissionais vencedores serão premiados com uma placa de homenagem e serão convidados a participarem de uma tarde especial com cuidados para a saúde mental promovendo o cuidado do cuidador. A premiação acontecerá no mês de fevereiro.

SAIBA MAIS SOBRE O JANEIRO BRANCO
Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Depressão, ansiedade e fobia são alguns dos transtornos que englobam a saúde mental e que precisam ser cuidados seriamente. O país contabiliza altos números de pessoas com problemas de ordem psicológica e por isso a importância de incentivar o debate e o tratamento.
Com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, os organizadores querem explicitar a ligação entre o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Ou seja, que todo mundo possui problemas emocionais, e o melhor caminho para resolvê-los é por meio da terapia. O autoconhecimento pode evitar muitos males, além de cooperar para uma socialização mais saudável.
Criada por psicólogos, a campanha pretende, por meio de palestras e ações diretas, quebrar tabus sobre a necessidade irrestrita de terapia e partilhar informações sobre os principais transtornos. Além disso, ajuda a divulgar locais de tratamento gratuito em todo o país.
Profissionais de diversas áreas estão envolvidos nos trabalhos de conscientização, como: psiquiatras, assistentes sociais e psicólogos. E, apesar de ser voltado para todos, os jovens são o principal foco desse trabalho; visto que o número de casos de suicídio, síndrome do pânico e ansiedade vem crescendo ano após ano nessa faixa etária.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.