Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito anuncia medidas preventivas para evitar o novo coronavírus

Evitar aglomerações e festas (sejam públicas ou privadas) que reúnam mais de 100 pessoas, cuidado no contato físico e atentar para a higiene pessoal. Essas são de momento, as principais recomendações dos profissionais da Secretaria da Saúde.
O Prefeito deu entrevista, na manhã desta segunda-feira (16), às Rádios São Gabriel e Batovi, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Ricardo Coirolo e da médica Kátia Raposo, presidente do Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus. Rossano anunciou as medidas de prevenção contidas no protocolo de contenção, já seguidas pelo município há cerca de uma semana.
As aulas na rede municipal não serão canceladas neste momento. A Secretaria Municipal de Educação preparou o quadro funcional e as instituições para manter as atividades e os alunos foram orientados como agirem e a levarem água de casa e evitarem o compartilhamento.
“Estas crianças estarão mais seguras nas escolas, pois estarão num ambiente ventilado e com medidas de prevenção ativas. Em casa, elas terão contato direto com avós” (a covid-19 demonstrou ser muito mais grave em idosos, chegando a uma taxa de mortalidade de 15% em pessoas com mais de 80 anos).
Conforme a presidente do Comitê, os jovens ficam muito mais expostos ao novo coronavírus, por causa de escolas e universidades, mas a covid-19 não é tão severa neles e talvez nem tenha sintomas. Aí, ao permanecerem próximos aos avós, por exemplo, crianças e adolescentes que não apresentam sinal da doença podem transmitir o vírus aos indivíduos na faixa etária mais vulnerável.

ORIENTAÇÃO
Quem viajou para cidades onde existem registros de casos de coronavírus e apresenta quadro semelhante ao de pacientes com a doença, deve evitar a rede pública de saúde ou Pronto Atendimento 24h. Essas pessoas precisam contatar os números do Comitê - 3237.1361 (em horário comercial) e 999812472 (24 horas) - para orientação de como agirem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.