Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito Rossano Gonçalves anuncia o lançamento do Programa Testar Fronteira

O prefeito Rossano Gonçalves anunciou, no final da tarde desta segunda-feira (27), o lançamento do Programa Testar Fronteira, parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e apoio da São Gabriel Saneamento. A empresa gabrielense doou R$ 110 mil para aquisição de um aparelho (Extrator) que vai permitir que o Laboratório possa ampliar o número de exames RT-PCR.
Hoje, segundo o prefeito, a Unipampa realiza (em média) 100 exames por dia. “O novo equipamento garante a realização de até 392 exames em um único dia. Mas, como o objetivo é atender toda a região, estamos trabalhando com a possibilidade de dobrar a capacidade atual, chegando a 200 exames (na média), mas atendendo os 11 municípios˜, explica Rossano,
O Programa Testar Fronteira começará a atender a região em 20 dias. “É o prazo legal que temos para aquisição do equipamento e para a sua entrega˜.
Com a doação do equipamento, os Municípios da Fronteira Oeste terão que investir, apenas, na aquisição de reagentes químicos para a realização de exames. Em contrapartida, o Programa Testar Fronteira vai permitir que os resultados possam ser divulgados até às 16 horas do mesmo dia, quando o material for entregue ao laboratório no começo da manhã.

REDUÇÃO DE CASOS DO COVID
A iniciativa é toda gabrielense, mas o benefício é regional. O prefeito Rossano disse que a ação visa estagnar o avanço do Covid-19 nos 11 municípios da região. “Com os exames sendo realizados e divulgados no mesmo dia, os municípios terão condições de encaminhar para isolamento todo o paciente que estiver infectado e adotar medidas de contenção de forma imediata. Desta forma, vamos conseguir evitar que o vírus se alastre”, argumentou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.