Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura inaugura posto de saúde no Interior

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou na terça-feira (20), na localidade de Rincão dos Ambrósios, o terceiro posto de saúde no interior do Município. A unidade, denominada Antônio Nunes, terá gabinete dentário, consultório médico e posto de enfermagem. Uma vez na semana, a população contará com assistência médica e odontológica e a presença de um técnico de enfermagem.  
O ato inaugural contou com a presença do secretário municipal da Saúde, médico Ricardo Lannes Coirolo e de representantes da comunidade. Destaque para a presença da presidente da Associação de Moradores do Cerrito, Ambrósios e Pavão (AMCAP), Judiceres Pinto Pinheiro e do senhor Adão, filho do proprietário do terreno doado, na época, para a implantação da Escola Ernesto Barbosa de Godoy. Com a construção da Escola Polo Ernesto José Anonni, a instituição foi desativada e só voltou a ser reutilizada, na última década, para reuniões da Associação, feiras da agricultura familiar e atividades comunitárias. A Associação foi fundada há 7 anos e estava sediada no prédio há exatos 4 anos.
Para o secretário da Saúde, trata-se de um sonho festejado pelos moradores. “As comunidades do Rincão dos Ambrósios, Cerrito e proximidades mereciam que nós trouxéssemos saúde para o campo. Eu digo sempre: o homem do campo sabe trabalhar. Ele precisa que o Poder Público se preocupe com boas estradas, educação e saúde. Isso nós estamos fazendo e estamos trazendo, inaugurando o terceiro posto de saúde. A comunidade do Rincão dos Ambrósios está de parabéns e foi graças a comunidade (parceria da Associação de Moradores com o Poder Público) que conseguimos viabilizar o posto de saúde”, disse Ricardo Coirolo.
Em 2018, quando foi lançado o projeto, a presidente da AMCAP, Judiceres Pinto Pinheiro, disse que a decisão de implantar o posto passou pela avaliação de todos os moradores da região.
O novo posto vai beneficiar um público de cerca de 2 mil pessoas, entre elas, moradores do Assentamento Madre Terra e das localidades de Pavão, Canta Galo, Passo do Rocha, Cerrito e Rincão dos Ambrósios. Mesmo para quem mora longe, será muito mais prático procurar assistência no novo posto, do que vir até a cidade. A região fica distante 60 quilômetros da sede do Município. 
A Prefeitura projetava um investimento de cerca de R$ 30 mil na estruturação e recuperação da sede. Durante a execução, fatores climáticos e ações de vandalismo provocaram atrasos na entrega do posto.
No ano passado, ladrões invadiram o pátio de obras e furtaram uma betoneira e uma máquina de cortar piso. Na sequência, a pandemia causou nova interrupção. 
 
TERCEIRO POSTO 
Foi o terceiro posto inaugurado em 3 anos. A Secretaria da Saúde já havia entregue o Posto Celso Nunes, na região de Faxinal, beneficiado a comunidade que mora nas localidades próximas a Escola Municipal Mascarenhas de Moraes e o Posto Adão Cunha, atendendo as localidades próximas à Escola Jerônimo Machado.

BATOVI TAMBÉM SERÁ BENEFICIADO
O quarto posto de saúde também já está em projeto e deverá ser implantado na região do Batovi, no extremo sul do Município, beneficiando os moradores das localidades próximas e os assentamentos da reforma agrária.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.