Coluna-Ponto-de-Vista-1

Após anúncio de bandeira vermelha, Marcos Mec dialogará com Kátia Raposo e Prefeitos da Região

Nesta sexta-feira, 20, foi apresentada a  29ª rodada do mapa do distanciamento controlado que trouxe 13 regiões em bandeira vermelha, dentre elas, a de Uruguaiana, onde está São Gabriel.
O aumento nas hospitalizações por Covid-19 e nas internações em leitos de UTI vem ocorrendo nos últimos dias e foi sintetizado ainda mais com as situações críticas em Alegrete e Rosário do Sul, que estão com colapso no sistema de saúde e em São Gabriel, os casos aumentam ainda mais.

Marcos Mec, Prefeito em exercício
A redação do Coluna Ponto de Vista conversou com o Prefeito em exercício, Marcos Mec, que informou que estará neste sábado, 21, se reunindo com a médica Kátia Raposo, Coordenadora do Comitê Covid-19, para saber mais sobre a situação em São Gabriel.
Mec ainda conversará neste sábado com Prefeitos da Região, para saber se a região vai recorrer da classificação preliminar. O Prefeito em exercício ainda informou que na segunda-feira, 23, será emitido um decreto. "Nossa ideia não é fechar obviamente e sim, colocar algumas restrições, de modo em que possamos manter tudo sob controle", declarou.

Outras regiões
As regiões Covid de Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Canoas e Ijuí já haviam sido classificadas como risco alto na rodada vigente e, neste mapa preliminar, seguem em vermelho. Unem-se a elas as regiões de Caxias do Sul, Uruguaiana, Erechim, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba, Santa Maria e Lajeado.
As demais oito regiões Covid estão na bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Entre elas, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cruz Alta, que foram consideradas de risco alto na 28ª semana.
O momento é de alerta: o Rio Grande do Sul observou aumento em todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado. Houve elevação de 65% (de 171 para 282 casos) no número de óbitos e de 27% (de 923 para 1.171 casos) nas hospitalizações confirmadas por Covid-19. Por isso, o governo do Estado reforça a necessidade de a população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelo modelo.
Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Santa Maria, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.
As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Regra 0-0
Conforme o mapa preliminar da 29ª rodada, 377 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8.821.066 habitantes, o que corresponde a 78% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).
Desses, 175 municípios (780.575 habitantes, 9% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.
Além disso, do total de 120 municípios em bandeira laranja (2.508.539 habitantes, 22% da população do RS), 55 (370.351 habitantes, 15% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira amarela.

RESUMO DA 29ª RODADA
Regiões que apresentaram piora (9)
Caxias do Sul (em cogestão)
Uruguaiana
Erechim (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Guaíba
Santa Maria (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)

Regiões que continuaram iguais (9)
VERMELHA
Novo Hamburgo (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)

LARANJA
Bagé
Taquara (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)

Regiões que melhoraram (3)
VERMELHA > LARANJA
Santo Ângelo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.