Coluna-Ponto-de-Vista-1

Unipampa ficará uma semana sem fazer exames para o Covid-19

O Laboratório da Unipampa não realizará exames para Covid-19 (RT-PCR) entre os dias 9 e 13 de novembro. As atividades laboratoriais retornarão a normalidade a partir do dia 16 de novembro. A informação foi divulgada pela coordenação do Comitê Covid-19/SG na última quarta-feira (4).
A Secretaria Municipal da Saúde estuda duas alternativas para cobrir o período de recesso do Laboratório. A primeira refere-se a um teste de swab, habilitado há cerca de 2 meses no Brasil, denominado Covid-19 Antígeno. 
O teste, aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendado pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), tem maior precisão em identificar pessoas infectadas e em período de transmissão da Covid-19. A nova forma de testagem para detecção do vírus Sars-CoV-2 promete resultados em até 30 minutos.
Outra alternativa, é encaminhar os testes para o Laboratório Central (Lacen) ou para Santa Maria. A médica lembra que os resultados, neste caso, demoram de 4 a 5 dias para a serem divulgados, diferente do que acontece, atualmente, com a Unipampa, com o resultados sendo revelados entre 8 e 24 horas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.