Coluna-Ponto-de-Vista-1

Com 11.760 atendimentos, SAMU completa 10 anos em São Gabriel

No último dia 10 de fevereiro foi celebrado, em uma confraternização para os membros da equipe, os 10 anos de SAMU no município. Na ocasião, foram relembrados momentos vivenciados pela equipe, dentre eles, o 1º atendimento realizado no dia 7 de fevereiro de 2011.

Durante esses 10 anos foram, em média, 11.760 atendimentos, contabilizando um total de 98 atendimentos mensais, porém, em virtude da pandemia, que se instalou há um ano, houve aumento no número de atendimentos para 115 atendimentos mensais. Destaca-se o aumento no número de quadros clínicos, entre eles, os de pacientes com quadro respiratório após início da pandemia. No último mês de janeiro, foram realizados 128 atendimentos pela equipe, 22 destes, quadros clínicos respiratórios.
A equipe do SAMU é composta por 12 membros, entre condutores de veículo de emergência, técnicos de enfermagem e enfermeiro. Atuam por turno um condutor e um socorrista, sendo eles encaminhados para atendimento, após liberação da Regulação do Estado, que se encontra em Porto Alegre.
Devido a diversas indagações sobre o tempo de resposta da equipe, julga-se necessário o esclarecimento sobre os atendimentos: quando a população aciona o SAMU, ligando para 192, a ligação é atendida pela equipe de Regulação de Porto Alegre e encaminhada para o médico regulador, após o médico julgar necessário atendimento pela equipe, é enviado o chamado para o smartphone que fica com a equipe na Base do SAMU (localizada na Irmandade da Santa Casa), em seguida a equipe desloca-se para atendimento. 
O tempo de resposta (tempo de entrada do chamado no telefone da equipe até a chegada da equipe no local) é de, aproximadamente, 10 minutos, para atendimentos dentro da cidade, atendimentos realizados no interior do município os atendimentos variam de acordo com a localidade.
Também é necessário que a população entenda a diferença entre o atendimento realizado pela equipe do SAMU e o realizado pela equipe dos Bombeiros. Ambas as equipe são treinadas para trabalhar em casos de urgência e emergência, estando sempre preparadas para atender um chamado. O bombeiro faz o resgate, os primeiros socorros e tem uma grande experiência no atendimento ao trauma, tendo como objetivo o transporte da vítima para local apropriado, ou seja, o hospital, mas, da parte específica da saúde, o SAMU possui além da equipe em serviço no local, um médico regulador, sendo que o mesmo orienta a conduta da equipe, tendo por objetivo nos casos clínicos, a estabilização do paciente no domicílio, em vista de diminuir o risco de exposição do paciente em época de pandemia, a equipe também é qualificada para atender traumas, paradas cardiorrespiratórias, entre outros.
Desta forma, a Provedoria, a Administração, Corpo Clínico e todos os demais colaboradores da Santa Casa agradecem e parabenizam a equipe pelos 10 anos de serviços prestados à população de São Gabriel e região.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.