Coluna-Ponto-de-Vista-1

Pela oitava semana consecutiva, RS tem todas as regiões em bandeira preta

Pela oitava semana consecutiva, o Rio Grande do Sul tem as 21 regiões covid classificadas em bandeira preta, o nível de risco mais grave do modelo de distanciamento controlado. A definição foi divulgada pelo governo do Estado na tarde de hoje (16), data que marca a 50ª semana de vigência do sistema adotado pelo Executivo gaúcho.
Apesar de apresentar "melhorias em alguns indicadores", de acordo com o governo Estadual, a ocupação hospitalar ainda está próxima a 90% e o RS segue com pressão sobre o sistema de saúde gaúcho.
O mapa divulgado nesta sexta já é considerado o definitivo e vale até o dia 26 de abril. A possibilidade de envio de pedidos de reconsideração à classificação, devido à gravidade do cenário, foi suspensa, segundo o governo. Também segue suspensa a Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias poderiam adotar protocolos de bandeira imediatamente inferior.
A cogestão regional, por sua vez, está permitida. Atualmente, todas as 21 regiões aderiram à gestão compartilhada e podem utilizar protocolos próprios até o limite de restrições da bandeira vermelha — não podendo ser mais flexíveis que isso.
Conforme a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o cenário ainda é de risco altíssimo, como indica o mapa.
Segundo o governo, para que o Executivo "possa seguir gradualmente liberando as atividades, é fundamental que as prefeituras atualizem e atendam aos critérios exigidos pelo Estado nos planos de fiscalização municipais". Até agora, o governo já recebeu 431 planos, mas muitos deles não atenderam na íntegra os requisitos e estão sendo devolvidos para que seja feita a complementação, segundo o governo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.