Coluna-Ponto-de-Vista-1

"Ciência sem complicar", com Ronaldo Vitorino

                 Ronaldo Vitorino*

Estação Espacial Internacional-ISS

Hoje a “Ciência sem complicar” através da “Coluna Ponto Vista” vai apresentar a Estação Espacial Internacional, um laboratório que está orbitando a Terra que pode ser avistada de São Gabriel a olho nu.

Fig. 01: Satélites orbitando a Terra.

Existem milhares de corpos orbitando a Terra: satélites, cometas, em diferentes direções e altitudes, até mesmo a Lua que é um satélite natural está orbitando a Terra.
Dentre estes corpos que orbitam a Terra existe a Estação Espacial Internacional que possui a sigla em inglês ISS, que é um laboratório de pesquisas, tripulado por astronautas de diversos países do mundo, em 2006 recebeu o atual Ministro de Ciências, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
A ISS percorre o globo a uma velocidade de 27.700 km/h, completando 15,70 voltas em nosso planeta, todos os dias.

Fig. 02: Dimensão da Estação espacial ISS

A Estação Espacial devido suas dimensões (109 m de Largura, 73 m de comprimento e 20 m de altura) pode ser vista a olho nu de São Gabriel, para saber quando é possível avistá-la com precisão, é necessário utilizar um dos diversos aplicativos existentes, onde você deve inserir os dados de localização da cidade e ele informa a data, o horário, o tempo de visibilidade e a sua posição no céu.
A melhor condição de avistar a ISS é quando o céu está sem nuvens, próximo do amanhecer ou anoitecer onde na superfície da Terra está escuro, mas na altitude da ISS que é em torno de 420 km, as suas gigantescas placas solares podem, como a Lua, refletir a luz do Sol e ser avistada no solo gabrielense.

Fig. 03: Estação espacial ISS

*Ronaldo Vitorino é Mestre em Engenharia, Pós-Graduando em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza e divulgador de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharias.

Fontes:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.