Coluna-Ponto-de-Vista-1

Retomada a abertura para visitação dos Museus

Neste dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus, uma data destinada a valorizar a importância social e educativa dos espaços que preservam a história local, regional e universal. Em São Gabriel, são dois museus sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura: o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, com acervo da segunda guerra mundial, e o Museu Nossa Senhora do Rosário – Bom Fim (Museu da Igreja do Galo), com acervo de peças religiosas e também documentos, fotos e relíquias da história de São Gabriel.

O Museu da FEB, instalado em São Gabriel em 1991 pela Associação Nacional de Veteranos da FEB e mantido pela prefeitura, funciona na antiga Estação Férrea da cidade, na Praça Carlos Pereira, e contém material da vivência dos “pracinhas” brasileiros na Grande Guerra, sob a liderança do gabrielense Marechal Joao Baptista Mascarenhas de Moraes.
Já o Museu Nossa Senhora do Rosário – Bom Fim, mantém o nome original da primeira igreja de alvenaria da cidade, erguida em 1808, e que está instalado no mesmo prédio, chamado popularmente de “Igreja do Galo”, pelo galo de bronze que existia em sua torre, proveniente da antiga redução jesuítica de São Miguel das Missões. Uma réplica existe atualmente no local, substituindo a original que foi furtada na década de 80.
Segundo o secretário de Turismo e Cultura de São Gabriel, o intérprete regionalista Rogério Melo, neste dia 18 de maio o Museu da FEB reabre das 14 às 17 horas, para visitação ao público, observando todas as regras de distanciamento social. Já o museu da Igreja do Galo estará aberto das 10 às 13h30min, e ambos os museus das 9h às 15h durante a semana.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.