Coluna-Ponto-de-Vista-1

Cultura: município trabalha na revitalização da estátua do Arcanjo São Gabriel

Reconhecendo a preservação da identidade histórica do Município como uma das prioridades de gestão do prefeito Rossano Gonçalves, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura está realizando, há cerca de três semanas, todos os trabalhos e providências administrativas para a revitalização da Estátua e da Praça do Arcanjo São Gabriel, na avenida Presidente Vargas, próximo aos bairros Baltar e Pito Aceso. A informação é do titular da pasta, secretário Rogério Melo.

Segundo o secretário, a secretaria com a cooperação dos Serviços Urbanos já está realizando melhorias nos bancos da praça, iluminação do entorno, pintura de meio-fio e afins, partindo agora para a revitalização da estátua propriamente dita. “Foi preciso fazer consultas à legislação e a órgãos ligados ao Patrimônio Cultural, para saber o procedimento correto a ser adotado, os produtos que podem ser usados em sua restauração, já que é uma estátua de mármore e há uma forma adequada de tratar esse material”, ressalta o secretário.

HISTÓRIA
A estátua do Arcanjo São Gabriel foi inaugurada em 24 de dezembro de 1962, na gestão do prefeito Gastão Álvaro Pereira dos Santos, como resultado de um trabalho de arrecadação de uma Comissão Pró-Monumento do Arcanjo, presidida pela produtora rural Celina Barbosa Rodrigues. O anjo Gabriel é um dos três únicos anjos mencionados pelo nome na Bíblia Sagrada, e é reverenciado pelas três principais religiões monoteístas do planeta (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo). Na tradição judaica, Gabriel é mencionado no livro do profeta Daniel e nos Manuscritos do Mar Morto. O Cristianismo menciona Gabriel como o arcanjo que anunciou o nascimento de Jesus Cristo e de São João Batista. No Islamismo, Gabriel (em árabe, “Jibril”) é o anjo que aparece para Maomé e lhe revela os textos do Alcorão Sagrado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.