Coluna-Ponto-de-Vista-1

Centro Espírita Obreiros da Caridade completa 82 anos

Nesta segunda-feira, 19, o Centro Espírita Obreiros da Caridade completa 82 anos. 

Fundado em 19 de julho de 1939, atualmente o Obreiros da Caridade tem sua sede na Rua Celestino Cavalheiro, 400, onde são realizadas as atividades de estudo e assistência espiritual e, dependência anexa, na Rua Vergilio Silva, 87, Bairro 3 de Outubro, onde são realizadas as atividades assistenciais.

Gerson Luiz Jobim, Presidente

O atual presidente Gerson Luiz Jobim - eleito em maio - destaca a alegria que todos os trabalhadores e estudantes desse lar de amor e caridade sentem por terem sido escolhidos para a tarefa.
"A humanidade enfrenta tempos difíceis, mas necessários à sua Evolução e, todos nós, Cristãos devemos dar nosso testemunho de fé e esperança em um futuro melhor para todos. E é neste cenário que nossa casa chega aos seus 82 anos como um ponto de luz em nossa cidade, ajudando nossos irmãos que procuram na doutrina dos espíritos o lenitivo para suas almas cansadas das lutas diárias. Entendemos que assumir a direção desta casa é um compromisso muito maior do que nós mesmos, mas todos nós, da Diretoria, sabemos que nossos irmãos que iniciaram esta tarefa em 22 de dezembro de 1937 estão conosco hoje, em espírito, nos ajudando na difícil tarefa de manter os serviços de excelência que sempre pautaram os trabalhos do Obreiros da Caridade. É com muito carinho que nos dirigimos a nossos irmãos gabrielenses para afiançar que não estamos sós, o Mestre de Nazaré segue conosco, a vida continua, e nosso Pai nos aguarda ao fim da caminhada. Abraço fraterno a todos e que Deus nos abençoe", ressalta Jobim.

A HISTÓRIA DO OBREIROS




Em 22 de dezembro de 1937, em reunião na residência do Sr. Manoel Paes Vieira, foi fundada a Sociedade Espírita Tamaratá. O nome Tamaratá foi uma homenagem a um espírito de luz que auxiliava nos trabalhos espirituais do grupo. Os dirigentes desta sociedade eram os Srs. Dr. Cyro de Alencastro e Manoel Paes Vieira.
Em 11 de novembro de 1938, na residência do Sr. Bento José Luiz, os Srs. Bento José Luiz, Deoclecio dos Reis e Manoel Paes Vieira decidem levar adiante a ideia da formação de um Centro Espírita em São Gabriel, assumindo solenemente o compromisso de trabalharem juntos neste sentido até tornarem esta ideia uma realidade.
Como ponto de partida para atingir tal objetivo, ficou acertado que:

1º Cada um faria em suas relações a propaganda em prol da fundação de uma casa espírita nesta cidade;

2º Procurariam um prédio adequado a seu funcionamento;

3º Ficariam responsáveis pelas despesas decorrentes desta empresa;

4º Quanto ao nome da nova entidade, deveria ser oportunamente escolhido de conformidade com os guias espirituais;

5º. Ficou também acertado que o livro em que foi lavrada a 1ª ata seria aproveitado para as atas do futuro centro.

Assim, em 15 de julho de 1939, às 20h30min, no Praça Hotel, reúnem-se os Srs. Deoclecio dos Reis, Oswaldo Britto, Tocantins de Oliveira Rocha, Arnaldo Pessoa, José Ferreira da Motta, Bento José e Manoel Paes Vieira e fica resolvido alugar-se o prédio sito à rua General Mallet, de propriedade do Sr. Octaviano Ferraria, pela importância de duzentos mil reis, sublocando-se parte ao Sr. Bento José Luiz pela importância de oitenta mil reis mensais e, em sessão subsequente, datada de 19 de julho de 1939, já na nova sede, às 20h30min, se processou a eleição da 1ª Administração.
Na ata de nº 05, do 1º Livro de Atas do Centro Espírita Obreiros da Caridade está lavrado o seguinte texto:
“Aos dezenove dias do mês de julho de 1939, reunidos às 20:30hs, na nova sede, sito à rua Gal. Mallet, Manoel Paes Vieira, José F. da Motta, Oswaldo Britto, José Condessa Neto, Emílio Britto , Tocantins Oliveira e Arnaldo Pessoa, tratou-se do seguinte assunto:

Eleição da Diretoria:
“Esta teve lugar depois da sessão mediúnica e ficou assim constituída: Presidente: Bento José Luiz; Vice-Presidente: Arnaldo Pessoa; Secretário: Manoel Paes Viera; Tesoureiro: Oswaldo Britto; Bibliotecário: José Condessa Neto e Diretores: Deoclecio Jorge dos Reis, Emílio Britto e Tocantins Oliveira Rocha.

Admissão de Sócios:
Ficou resolvido ser considerados fundadores todos os que forem aceitos até 31 do corrente mês.
“Por indicação do guia espiritual dos trabalhos, o novo Centro denominar-se-á: "CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DA CARIDADE"".
Assinam a ata acima citada os srs. Bento José Luiz, José Condessa Neto, Oswaldo Britto, José F. da Motta, Arnaldo Pessoa, Emílio Britto, Tocantis O. Rocha, Manoel Paes Vieira.
E assim nasce o nosso Centro Espírita Obreiros da Caridade, que há 82 anos desenvolve com seriedade um trabalho de amor e caridade, conhecido e respeitado por toda a comunidade gabrielense.

DIRETORIA ATUAL
A atual diretoria do Centro Espírita é assim composta:

Presidente: Gerson Luiz Jobim
1º Vice-Presidente: Norton Saldanha Silveira
2º Vice-Presidente: Ceres Gomes Félix Borges
1º Secretário: Gustavo Reis Dotto
2º Secretário: Maria Teresinha Guedes Jobim
1º Tesoureiro: Ana Claudia Machado de Machado
2º Tesoureiro: Alfredo de Oliveira Neves
Conselho Fiscal: Edson Luiz Soares Ferreira, Alamir Lisboa Melo e Edegar Santos de Almeida.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.