Coluna-Ponto-de-Vista-1

Visita técnica da direção do COSEMS-RS reforça iniciativa para credenciamento da oncologia em 30 dias

O prefeito Rossano Gonçalves planeja anunciar em 30 dias, no máximo, o credenciamento dos serviços de oncologia do Centro Oncológico Marina Ramos ao Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão de data leva em conta os resultados de reuniões com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, na semana passada, em Porto Alegre, e com a direção do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS), nesta quarta-feira (7), em São Gabriel. Nos dois encontros, entraves burocráticas começaram a serem eliminados. A burocracia atrasou em, pelo menos, dois anos a extensão dos serviços à população mais carente.


O Presidente do COSEMS-RS, Maicon Lemos, que também é secretário da Saúde de Canoas, coordenou na manhã desta quarta-feira uma visita técnica as dependências da unidade construída em anexo ao Hospital de Santa Casa de Caridade e destacou qualidade da estrutura.
"Estamos conhecendo as dependências e vendo como vai funcionar o serviço. Desta foram, também podemos autuar junto ao Ministério da Saúde para reforçar essa habilitação importante que vai auxiliar milhares de pessoas da região de São Gabriel. Hoje, fizemos a visita técnica. O espaço está bastante adequado e a administração municipal está de parabéns, assim como a gestão do hospital", avaliou o presidente.

Atualmente, o Centro Oncológico atende particular ou IPE Saúde. Por causa disso, pacientes do SUS precisam se deslocar para as cidades de Uruguaiana, Santa Maria e, crianças, para a unidade infantil em Porto Alegre. Em média, mensalmente, 160 pacientes de São Gabriel fazem quimioterapia foram do Município.
O credenciamento do Centro de Oncológico Marina Ramos vai fazer de São Gabriel um polo regional de saúde com atendimento especializado em oncologia. Além de permitir que a população de São Gabriel possa ser atendida na cidade, o Centro vai garantir que outros pacientes, dos municípios da região, também tenham acesso a tratamento de excelência. Cinco cidades serão beneficiadas de imediato: Rosário do Sul, Manoel Viana, Alegrete, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul. Além da comunidade de São Gabriel.
Na prática, para alguns municípios, como Alegrete (que encaminha pacientes para Uruguaiana), haverá uma redução de trecho percorrido de cerca de 160 km.
Além da visita técnica, o presidente do COSEMS-RS, Maicon Lemos, também se reuniu com o prefeito Rossano Gonçalves na Prefeitura. Também participaram, da reunião e da visita técnica, o secretário executivo do COSEMS-RS, Diego Espíndola; a secretária da Saúde, Kátia Raposo; o ex-secretária da Saúde, médico Ricardo Coirolo e representantes da Provedoria da Santa Casa de Caridade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.