Coluna Ponto de Vista

Golpe do "cartão clonado" faz vítimas em São Gabriel

Vítima fez registro fotográfico de um dos supostos golpistas

Na tarde de ontem, leitores entraram em contato com a redação do site para informar de que golpistas estariam no município executando o golpe do "cartão clonado".
O golpe funciona da seguinte maneira: uma pessoa entra em contato com a vítima se passando por representante da empresa ou banco informando que seu cartão foi clonado e registrou compras indevidas.
A partir disso, o mesmo orienta a pessoa a entrar em contato com um 0800 falso da empresa e nisso, aproveita para extrair os seus dados completos. Diante disso, com a pessoa caindo no golpe, este golpista (ou seu comparsa) vai até a residência da vítima dizendo que foi "mandado" para recolher o cartão e assim, em posse do documento, fazer compras em lojas físicas e virtuais.
Só ontem, três pessoas foram até a Delegacia de Polícia para registrar queixa deste golpe. 
E uma das vítimas, um homem de 60 anos, concedeu entrevista ao Coluna Ponto de Vista, onde contou detalhes do golpe e que, inclusive, um dos golpistas teria ido até a sua residência, onde sua cunhada fez o registro fotográfico do farsário.
"Por volta das 12h eu recebi uma ligação onde teria sido identificada uma compra com o meu cartão de crédito na cidade de Guarulhos (SP) e, me ofereceram um número para ligar para relatar o fato, porém, decidi ligar para o 0800 que estava no verso do meu cartão e, para minha surpresa, me atendeu uma mulher que me pediu a confirmação de alguns dados, quando fui informado que iam bloquear os meus cartões. A mulher também pediu que eu fizesse uma carta e assinasse, pois iria um agente até a minha residência pegar meus documentos e o cartão cortado ao meio. A minha sorte foi que eu picotei o meu cartão", ressaltou.
A Polícia Civil recomenda que as pessoas em momento algum, repassem documentos ou cartões para falsos agentes e quando ocorrer esta abordagem, entre em contato com a agência ou o gerente de contas para informar e se proteger deste golpe.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.