Coluna-Ponto-de-Vista-1

IPRESG inaugura Auditório que homenageia professora Sonia Viedo

A direção do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Gabriel (IPRESG) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (22), um auditório com capacidade para 130 pessoas. O novo ambiente recebeu o nome da professora Sônia Maria Viedo, servidora que ingressou no quadro municipal no ano de 1988 através de concurso público e com atuação nas escolas José Evaristo Macedo Casado, José Lima, Marechal Hermes da Fonseca, João Goulart e Carlota Vieira da Cunha. Sônia faleceu em 02 de dezembro de 2020.
O evento contou com a presença da presidente do IPRESG, servidora Fabiana Pohlmann Machado; do prefeito Rossano Dotto Gonçalves; do presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Claudiomiro Borges e da representante dos Conselheiros, Thaís Bernardes. 

Também acompanharam as homenagens, o vice-prefeito Lucas Menezes; os secretários Vagner Aloy (Administração) Rafael Gonçalves (Governo), Artur Goularte (Fazenda), e Edjor Lopes Borges (Educação), a diretora jurídica da Secretaria de Governo, Michele Costa, e representantes de instituições bancárias e servidores.

A indicação da professora Sônia Maria Viedo para batizar o auditório conquistou a maioria dos votos numa pesquisa feita pelo instituto com mais de 800 participantes, onde também foram mencionados servidores como Hilson Moreira da Silva, concursado municipal desde 1979 (falecido em junho de 2020) e Pedro Ozório dos Santos Fonseca, servidor desde 2002 (falecido em 2018).

A filha da homenageada, a servidora pública da Secretaria Municipal da Saúde, Angélica D´Ávila, se emocionou ao falar sobre a mãe.
"A professora Soninha, como era chamada, foi uma pessoa humilde. Ela, com certeza, diria - para que colocar o meu nome? Mas, com certeza, trata-se de uma homenagem merecida, pois foi uma profissional exemplar e querida por alunos e colegas”, comentou.
A presidente do IPRESG, Fabiana Pohlmann Machado, também destacou a homenagem escolhida pelo público do instituto, e ressaltou a importância do auditório receber o nome de uma mulher. Ela destacou a presença majoritária do sexo feminino no quadro municipal, com 737 entre 1080 servidores ativos da Prefeitura Municipal. No IPRESG, entre aposentados e pensionistas, são 368 pessoas, sendo 294 mulheres.
Segundo a presidente, a obra do auditório foi feito com recursos próprios do IPREGS e planejada de forma a atender as necessidades dos associados e também servir de espaço para atividades da Prefeitura e Câmara de Vereadores, quando solicitado.
O prefeito Rossano Gonçalves também enalteceu a escolha do nome do professora Sônia e aproveitou para falar dos benefícios da obra e do diálogo aberto que a Administração mantém com a direção do IPRESG.
"Se há algo que temos que enfrentar juntos (Executivo e Legislativo), a autarquia IPRESG é exatamente a equação dosada e certa para superarmos o déficit previdenciário. Todos sabemos da situação bastante delicada, porém administrável. Temos uma Comissão formada para tratar do assunto e temos procurado honrar todos os nossos compromissos, os descontos dos funcionários, a contribuição patronal e suplementar, para que possamos dar garantias aos funcionários que tenham uma segurança para a sua futura aposentadoria", finalizou o prefeito.
O auditório tem capacidade para 138 pessoas, além de uma sala de convivência e pode ser usado pela Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Instituto, sendo dotado de cadeiras confortáveis, com sistema de som de qualidade. Ainda ocorreu uma bênção com o padre Domingos Rodrigues, da Paróquia do Arcanjo São Gabriel. 

O evento ainda teve a palestra "Administração Pública Pós-Pandemia", ministrada pela especialista em Gestão de Pessoas, Cláudia Peruzzato.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.