Coluna-Ponto-de-Vista-1

Elson Teixeira propõe que seja permitida a presença de “Doulas” para mulheres durante e após o parto

Foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira, 26, o Anteprojeto de Lei, de autoria do vereador Elson Teixeira (PL), que trata sobre a permissão da presença de "doulas" sempre que solicitado pela parturiente nas maternidades, hospitais, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde públicos ou contratados pela rede municipal de saúde. Um anteprojeto não tem força de lei, mas serve como uma proposta de lei ao Poder Executivo.
Conforme especificado, as doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, que tem o objetivo de prestar suporte contínuo à gestante. Sua atuação facilita a existência de um parto mais humanizado, já que é comum que a mulher se sinta desamparada neste momento. A sua presença não exime a presença de acompanhante instituído pela Lei Federal.
A doula permanece continuamente ao lado da parturiente, encorajando-a e tranquilizando-a, oferecendo palavras de reafirmação e apoio. Nesse período, ela poderá oferecer medidas de conforto físico por meio de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto.  
Além disso, a profissional dará o apoio necessário para que o acompanhante também possa vivenciar de maneira plena este momento. Ela pode estar presente também no pós-parto, auxiliando no contato com o recém-nascido e com a amamentação. Também irá se preocupar em favorecer a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, com silêncio e privacidade, para garantir que a mulher mergulhe em si mesma e garanta a liberação hormonal necessária para o sucesso do parto.
O vereador complementa afirmando que “o auxílio contínuo oferecido por uma Doula também tem efeitos na percepção positiva da experiência vivida pelo parto, na criação e fortalecimento do vínculo da mãe com o seu bebê, no sucesso do aleitamento, inclusive para suavizar e evitar a depressão pós-parto, entre outros benefícios”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.