Design-sem-nome-1

São Gabriel terá "Dia D" para atualização da caderneta de vacinação no próximo sábado

Manter a vacinação de crianças e adolescentes em dia é um compromisso de todos e os pais e responsáveis têm papel fundamental nessa missão. A Campanha Nacional de Multivacinação, que acontece no mês de outubro e tem o seu Dia D marcado para o próximo sábado (16), tem objetivo de atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).
Em São Gabriel, quase todos os postos de saúde estarão abertos para atender a população. As únicas exceções são as Unidades Brandão Júnior e Santa Clara. Os demais, funcionarão das 13h30min às 17h.
A Campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro. Confira aqui as vacinas disponíveis para cada idade e, se tiver alguma dose em atraso, procure um posto de saúde e atualize a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

AO NASCER:
BCG, dose única e Hepatite B, uma dose.

AOS 2 MESES:
Penta, 1ª dose; Poliomielite inativada, 1ª dose; Pneumocócica 10 - valente, 1ª dose; e Rotavírus, 1ª dose.

AOS 3 MESES:
Meningocócica C, 1ª dose.

AOS 4 MESES:
Penta, 2ª dose; Poliomielite inativada, 2ª dose; Pneumocócica 10 - valente, 2ª dose; e Rotavírus, 2ª dose.

AOS 5 MESES:
Meningocócica C, 2ª dose.

AOS 6 MESES:
Penta, 3ª dose; Poliomielite inativada, 3ª dose.

AOS 9 MESES:
Febre amarela, 1ª dose.

AOS 12 MESES:
Pneumocócica 10 - valente, reforço; Meningocócica C - 1º reforço; e Tríplice viral.

AOS 15 MESES:
DTP (Tríplice Bacteriana Infantil), 1º reforço; Poliomielite oral (gotinha), 1º reforço; Hepatite A, uma dose; Tetra viral, uma dose.

AOS 4 ANOS:
DTP (Tríplice Bacteriana Infantil), 2º reforço; Poliomielite oral (gotinha), 2º reforço; Varicela, uma dose; e Febre amarela, reforço.

A PARTIR DE 5 ANOS:
Febre amarela - Se recebeu uma dose antes dos 5 anos de idade: uma dose de reforço; - se recebeu uma dose após os 5 anos de idade: considerar já vacinado (não necessita de dose de reforço); - se nunca recebeu dose ou está sem comprovante de vacinação: dose única.

A PARTIR DOS 7 ANOS:
Tríplice viral - se não recebeu durante a infância a dose de tríplice viral mais a tetra viral: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre elas; Difteria e tétano adulto - iniciar ou completar 3 doses, de acordo com o histórico, com intervalo de 60 dias. Reforço a cada 10 anos; Hepatite B - para crianças não vacinadas no primeiro ano de vida ou adolescentes e adultos não vacinados, recomenda-se três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira doses.

MENINAS DE 9 A 14 ANOS:
HPV quadrivalente, duas doses (intervalo de seis meses entre doses).

MENINOS DE 11 A 14 ANOS:
HPV quadrivalente, duas doses (intervalo de seis meses entre doses).

ENTRE 11 E 12 ANOS:
Meningocócica ACWY (quadrivalente), dose única.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.