Coluna-Ponto-de-Vista-1

Vídeos com música de fundo engajam mais - Mito ou Verdade?

Confira se a trilha sonora realmente desempenha um papel relevante para o engajamento de um vídeo
 
Com o sucesso do TikTok, onde os vídeos com músicas de fundo foram responsáveis por criar verdadeiros fenômenos, muitas pessoas se questionam da importância da trilha para o engajamento dos vídeos, visto que muitos acreditam que não passa de um mito alimentado pelo sucesso de uma rede social do momento.
No entanto, existe inclusive uma área de estudo para utilização da trilha sonora para gerar engajamento em uma série de peças, tal fato é conhecido como neuromarketing, que, basicamente, analisa os efeitos que os sentimentos desempenham para aumentar as possibilidades de sucesso de campanhas.
A verdade é que muitas marcas, criadores de conteúdo online e empresas criam gatilhos sonoros que auxiliam no impacto e ainda geram conexão com o consumidor.
É importante salientar que a música não gera apenas um alerta para que as pessoas se lembrem de um elemento, como a famigerada música do carro que passava vendendo gás de cozinha, mas também cria um marcador de memória, afinal, basta eu mencionar a campanha anterior que é bem provável que na sua cabeça tenha ao menos cantarolado Für Elise de Beethoven.
Esse estímulo de cantarolar o jingle de algumas campanhas ocorre, pois, a música consegue atingir o cérebro de uma forma profunda, mesmo que de maneira discreta. Esse estímulo também deve ser utilizado para moldar a sua compreensão sobre o conteúdo exibido.
Em um exemplo mais clássico, em um filme de terror você é levado a gerar expectativa, ficar cada vez mais atento, para que então o susto passa ocorrer, tudo com a trilha sonora, ou seja, em uma campanha de marketing ou em um conteúdo online você pode dar o tom ao espectador apenas induzindo as suas emoções com a música.
Repare como as campanhas publicitárias com perfumes tendem a utilizar músicas mais reflexivas e até mesmo sensuais em suas propagandas, e como marcas de cerveja optam por campanhas com trilhas felizes que remetem a festas e animação.
Ou seja, na sua produção, se você deseja fazer um compilado com as fotos de um casamento, opte por uma música romântica, agora, caso você faça um apanhado com os melhores momentos de uma festa, recorra a uma trilha mais animada e divertida.
Se deseja se valer de todos os artifícios elencados nesta publicação para garantir que a sua produção tenha mais engajamento, confira a solução de como fazer video com fotos e musicas online gratis da InVideo, que dispõe de uma interface simplificada que facilita todo o seu processo de criação.
É importante salientar que a ferramenta também conta com trilhas sonoras livres de direitos autorais, algo que é extremamente relevante se você deseja publicar os seus vídeos nas redes sociais e não ter problemas com desmonetização e até mesmo a exclusão da plataforma.
Por fim, respondendo à pergunta inicial, é verdade, a música consegue gerar mais engajamento em um vídeo pelo simples fato de que ela dá o tom do conteúdo, gerando a expectativa correta, cria um ponto de memorização e ainda tem o poder de evocar emoções.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.