Coluna-Ponto-de-Vista-1

Sodê Freitas realiza sessão de autógrafos do livro "Nada cale a nossa voz"

Com a presença do Secretário de Educação Edjor Borges, representando o Prefeito Rossano Gonçalves, da imprensa gabrielense, do poeta Rossyr Berny, representando a Editora Alcance e Casa do Poeta Latino Americano, da professora Maria Valderez Oliveira, diretora da ACAM (Associação cultural Alcides Maya), a poetisa gabrielense Maria Sodenir Freitas (Maria Sodê) realizou a sessão de autógrafos da obra “Nada Cale a Nossa Voz”. A solenidade aconteceu na quinta-feira (9), no Museu Igreja Nossa Senhora do Rosário Bom Fim (Igreja do Galo).
Sodê é professora e atualmente Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Campo Mascarenhas de Moraes.

O evento foi aberto pelo poeta Rossyr Berny que destacou o empenho da poetiza em produzir uma obra muito original e a importância de, sendo professora, poder expressar sua experiência humana com os colegas, alunos e a comunidade.
“Conhecendo a Sodê e sua autenticidade, tive a certeza que realmente valeu a pena apostar no seu trabalho”, considerou.
Na sua manifestação o secretário Edjor Borges (Jojô) ressaltou a palavra “orgulho” em relação a obra da poetisa e diretora. Agradeceu ao poeta Rossyr Berny, o grande apoio dado à Educação gabrielense como poeta e editor. 
“O Rossyr é um grande amigo que fiz nessa caminhada frente a educação e que muito tem nos ajudado, esse é um agradecimento que faço também em nome do Prefeito Rossano, obrigado”, ressaltou.
Jojô disse ainda que, como secretário de Educação, tem a obrigação de apoiar a inciativa, pois é uma professora, uma diretora que escreveu um livro, demonstrando que São Gabriel é um berço de arte, cultura e literatura. 
“A Sodê é um exemplo de que é possível realizar grandes projetos”, observou.
A Diretora Cultural da ACAM Maria Valderez disse que se sentia orgulhosa em ter uma ex-aluna lançando um livro.
“Um momento importante para a literatura gabrielense, estamos fazendo jus à “Atenas Riograndense”, comentou.
O Diretor Administrativo da SEME, Eduardo Pastorio, falou em nome dos professores, parabenizando a inciativa e a realização da obra literária da Diretora Maria Sodê. 
“Que sirva de exemplo a todos, pois professores, e especialmente uma diretora sempre tem muito a dizer e é um orgulho para todos nós acompanharmos o seu trabalho”, argumentou.

Ao dar início a sessão, Sodê agradeceu a presença de todos, prestou uma homenagem a Professora Claudia Hoffmann Jardim (in memoiran), ressaltou que seu trabalho foi escrito baseado nas experiências das idas para a escola no interior em Catuçaba. 
“É pura autenticidade, através da obra expresso justamente o meu sentimento e entendimento da vida e dos fatos, por ser assim acredito que “Nada cale a nossa voz”", finalizou.
A sessão de autógrafos contou também com a presença da Patroa da CTM, Cátia Cavalheiro (que também é Diretora da Escola Municipal Tarso Dutra), do Coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Márcio Dávila; a Diretora da Escola de Campo Maria Manoela da Cunha Teixeira, Lia Pastorio,  além de servidores da SEME e dos poetas, o angolano Luvumbu Manoel e José Antônio de Macedo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.