Coluna-Ponto-de-Vista-1

Covid-19: São Gabriel imunizou 76% de sua população

Se São Gabriel fosse um país independente com os 61 mil habitantes apontados atualmente pelo IBGE, com os dados atuais da vacinação, estaria hoje no nono lugar entre os países com maior índice de imunização completa, atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos, Portugal, Singapura, Chile, Cuba, China, Japão e Canadá. Com 76,62% de sua população imunizada com a segunda dose, São Gabriel estaria hoje à frente de países como a Itália (74%), França (73%) e o próprio Brasil (66,9%). 
Os dados utilizados para este comparativo são do site “Our World in Data” (Nosso Mundo em Dados), desenvolvido pela Universidade de Oxford (ourwolrldindata.org/covid-vaccinations).
Atualmente, São Gabriel possui 78,52% de sua população vacinada com a primeira dose, e 76,62% totalmente imunizada com a segunda dose. A chamada dose de reforço já foi aplicada em 24,58% da população.
O recente aumento da curva de casos ativos no município, apesar de trazer preocupação, é fruto também da transparência dos dados do Município. Os testes covid-19 são feitos em São Gabriel pelo laboratório da Unipampa, levando cerca de três dias para ser inteiramente registrados, diferente do que ocorre em outros municípios cujos testes, em menor escala, são enviados para o Laboratório Central do RS (Lacen), com defasagem de até 15 dias nos registros. “Então, é preciso levar em conta essa realidade, que pode muito bem responder pela disparidade dos dados, que não é uma distorção intencional, mas resultante da demora nos registros de novos casos nestas outras localidades”, pondera o prefeito Rossano Gonçalves.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.