Coluna-Ponto-de-Vista-1

Golpe do "pagamento a mais" tem vitimado aposentados e beneficiários do INSS em São Gabriel

Munidos de muita persuasão, golpistas têm gerado prejuízos na cidade. A afirmação é Coordenadora local do Procon, Diane Charão que alerta a população, em especial a população idosa, e aqueles que possuem benefício do INSS como aposentadoria, pensão por morte ou benefício de prestação continuada (BPC).

Como o golpe está acontecendo?
Com uma simples ligação telefônica, onde o atendente se identifica como funcionário do INSS, funcionário de algum banco ou consultor de alguma instituição financeira e informa a vítima que ela possui um valor a ser resgatado oriundo de pagamentos feitos a mais ou de empréstimos descontados erroneamente ou terá que fazer “prova de vida”, do seu benefício.

O que fazer para evitar o golpe?
Não se deve aceitar nenhum tipo de ligação ou oferta quando o assunto é empréstimo ou resgate do INSS, e jamais passar dados pessoais como RG, CPF ou comprovante de residência ou simplesmente uma selfie (foto de rosto), pois pode caracterizar a confirmação do empréstimo pelo consumidor, tão pouco clicar em links enviados por pessoas desconhecidas no whats.

Caí neste golpe. O que devo fazer?
Aquele que, infelizmente, caiu neste golpe deve imediatamente ir até a delegacia local, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) ou procurar o Procon para proceder com o cancelamento do empréstimo e devolução do valor depositado em sua conta. Em nenhuma hipótese o consumidor deverá pagar boletos enviados pelos próprios vendedores de empréstimo.

Preciso de um empréstimo. Como saber se não estou caindo em um golpe?
Para o consumidor que realmente precisa do empréstimo, neste caso, ele deve procurar uma agência física de banco ou instituição financeira para ter todos os detalhes do negócio a ser realizado, ler atentamente as cláusulas do contrato, se informar a respeito do valor final a ser pago e não apenas acerca do valor da parcela que será debitada e ainda, dar preferência a estar sempre acompanhado ao fazer esse tipo de transação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.