Coluna-Ponto-de-Vista-1

Seminário Internacional debate violência política contra a mulher

Na tarde de sábado (6) aconteceu em Rosário do Sul, o Seminário Internacional "Violência Política Contra a Mulher", realizado pela Ação da Mulher Trabalhista do RS, que trouxe especialistas para debater a maior inclusão da mulher na política e o combate da violência política contra elas, que ainda sofrem preconceitos. 

O evento aconteceu no Salão do Centro Empresarial de Rosário do Sul (CER) e reuniu convidadas de todo o Brasil.







O evento teve como palestrantes a diretora de organização nacional de mulheres liberais da Colômbia, Yomaira Sarmiento, a deputada marroquina e integrante da União Socialista de Forças Populares (USFP), Aicha Elgourgi e a vice-presidenta nacional do PDT e presidenta da AMT Brasil, Miguelina Vecchio, com mediação da presidente da AMT rosariense e segunda vice-presidente do PDT do município, Flávia Menezes. O Prefeito de Rosário Sul, Vilmar Oliveira também esteve presente.



Participaram do evento, nomes como a presidente do PDT gabrielense e candidata à deputada estadual, Giovana Gonçalves, a deputada estadual Juliana Brizola, a candidata à vice-governadora pelo PDT de São Paulo, Gleides Sodré, a vereadora alegretense e suplente de senadora no PDT gaúcho, Dileusa Alves, entre vários nomes e convidados da região.
O objetivo do evento foi fomentar a discussão sobre a violência politica contra a mulher na perspectiva de desenhar o cenário internacional da luta das mulheres por direitos, de trabalhar o reconhecimento das formas de violência política e ampliar formas de enfrentamento e atendimento das mulheres vítimas da violência. Yomaira e Aicha apresentaram em suas preleções, a evolução da participação da mulher na política em seus países e os problemas enfrentados.

A ideia de fazer o seminário foi criada para ofertar ao conjunto da sociedade de forma gratuita acesso a informação e formação, que em última instância é uma das formas de ampliar a participação das mulheres na política. Já que no processo de formação, encontros de mulheres, fortalecimento das relações é que vamos trazendo mais mulheres para espaços de política de decisão, movimentos sociais, campos de participação social e popular.


Reveja o seminário na íntegra:


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.