Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel sedia Curso de Coordenadores de Clubes de Ciências de Escolas do Campo

A Escola Municipal de Campo de Ensino Fundamental Maria Manoela da Cunha Teixeira sediou no sábado, (24) o “Curso de Coordenadores de Clubes de Ciências de Escolas do Campo”.

Com planejamento e execução do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o curso reuniu professores das cidades de São Gabriel, Caçapava do Sul, Bagé, Santiago, Nova Santa Rita e Porto Alegre. A diretora da escola Lia Heberlê de Almeida e Supervisora Josiane Vargas receberam os participantes.

A formação vem sendo executada desde o mês de maio, através de aulas virtuais através do YouTube, sendo esta em São Gabriel, Polo 1, a primeira aula presencial e a próxima será realizada em Nova Santa Rita, Polo 2, dia 8 de outubro.
Os representantes das cidades participantes ressaltaram a importância das escolas do campo na educação, a partir de cada experiência relatada na abertura do evento. 
O coordenador do curso, Doutor José Vicente Lima Robaina, professor da URFGS, agradeceu a recepção por parte da Secretaria de Educação e direção da escola Maria Manoela, elogiando sua estrutura. Disse que o encontro propôs muito aprendizado, pelo excelente trabalho realizado pelos professores participantes.

Representando o Prefeito Lucas Gonçalves Menezes, a Secretária de Educação, Ângela Medeiros de Assis Brasil, disse que a educação no campo está embasada no amor: 
“É preciso ser apaixonado, pois os professores do campo abraçam a missão de educar, enfrentando muitos desafios. O cotidiano da educação no campo oferece muitas possibilidades para práticas produtivas como as hortas e pomares”, considerou.
Durante todo o dia, a formação tratou de questões ligadas ao ensino científico nas escolas de campo, destacando-se a implantação de hortas e pomares nas escolas e a manutenção a partir do conhecimento científico com técnicas adequadas e dentro da realidade dos alunos. 
Foram realizadas diversas oficinas (Horta na Escola: propostas e desafios; Descarte de resíduos e compostagem na Escola de Campo; Sistemas de Irrigação Automatizado para Hortas Escolares e Produção de modas), coordenadas pela bióloga e responsável pelo setor de educação ambiental da SEME, Julianne Munhoz, e pelo Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Engenheiro Agrônomo André Coppetti, para troca de experiência e conhecimento com a participação dos acadêmicos da UNIPAMPA Sabrina Schutz, Luana Coitinho, Franciele Silva, Olívia Veroneses, Eduarda Pereira, Claudinara Nascimento e Bruno Berny.

Após, foi colocado em prática na horta, o que foi aprendido durante as oficinas.
Participaram do encontro o Vereador JJ Barcelos, representando o Poder Legislativo, o Diretor Administrativo da SEME, Eduardo Pastorio, a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Maris Motta, as diretoras Livia Bérgamo, da Escola de Campo Jerônimo Machado e Eliane Ramires, da Escola Municipal de Campo Ernesto José Annoni, além de professores e convidados.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.