Coluna-Ponto-de-Vista-1

Suspensão de pomadas modeladoras: Doutor em Ciências Farmacêuticas gabrielense apresenta estudo no Fantástico

Neste domingo, 13, o Fantástico, da Rede Globo, trouxe uma reportagem sobre a suspensão na última sexta-feira, 10, por parte da Anvisa, da venda de mais de 3 mil marcas de pomadas modeladoras para os cabelos.
Na matéria, mulheres relataram ter ficado com problema de visão após usar determinadas pomadas.
'Minha visão não voltou 100%', relatou uma delas.
A Anvisa analisa componentes químicos de mais de 3 mil pomadas após casos de cegueira temporária. Em contato com suor ou chuva, produto pode escorrer pelo rosto e provocar lesões na córnea.
Segundo a reportagem, os produtos causaram queimaduras nas córneas e até cegueira temporária em mais de 700 pessoas, somente nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco, em dois meses.
As pomadas ajudam a manter o penteado firme e caíram no gosto dos consumidores. Perto do carnaval, as vendas aumentaram e os acidentes também. 
Durante a entrevista, foram ouvidos diversos profissionais como as oftalmologistas Camila Moraes e Ana Cecília Carvalho que falaram sobre os perigos que o produto pode causar na visão.
Um estudo em novembro divulgado por um gabrielense colocou pequenas quantidades da pomada em membranas de ovos com embriões e a inflamação vai se espelhando.
"A gente observa uma vermelhidão que seria semelhante ao que acontece quando o nosso olho irrita, também a formação de hemorragia que seria um sangramento, o que já seria um nível bastante avançado de irritação e o terceiro parâmetro, seria a formaçáo de edema, ou seja, ocorre uma coagulação das proteínas e isso também acontece no nosso olho", enfatizou Ricardo Bizogne Souto, que é Doutor em Ciências Farmacêuticas.
 
O gabrielense é professor da Faculdade de Farmácia na UFBA - Universidade Federal da Bahia e é filho de Geraldo Souto e Zina Bizogne Souto, nascido e criado na rua Plácido de Castro. Ele é irmão do músico Rafa Souto.
A recomendação da Anvisa, agora, é que - tanto no salão quanto em casa - as pomadas não sejam novamente aplicadas, até que testes sejam concluídos. Quem mexe com cabelo garante que existem outros tipos de produtos que podem ser usados para continuar fazendo bonito no visual.
 
Confira a participação do gabrielense:


A matéria completa pode ser lida aqui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.