Coluna-Ponto-de-Vista-1

Missa encerra a Semana de Sepé Tiaraju

A Semana de Sepé Tiaraju, que lembrou a memória, legado do líder indígena missioneiro e também a resistência pelos povos originários, foi encerrada no final da tarde de hoje, 7 de fevereiro, com várias atividades para lembrar os 267 anos da morte do herói brasileiro e gaúcho, em São Gabriel. 
Uma missa rezada pelo bispo diocesano de Bagé, Dom Cleonir Dalbosco, aconteceu na Sanga da Bica.
A semana teve várias atividades, como debates na Câmara de Vereadores e ações no local do tombamento de Sepé. O padre Alex Kloppenburg destacou que a busca da canonização será retomada, após a parada forçada pela pandemia. 
"Ele já é considerado pela Igreja Católica Servo de Deus, por tudo que fez pelo seu povo e pela luta por condições melhores, vamos buscar retomar esta requisição iniciada em 2020 com o apoio de Dom Cleonir", frisou. 
 
O bispo diocesano chegou à tarde, onde participou de uma roda de conversa realizada no Salão Paroquial com os participantes das atividades realizadas desde o domingo e à tarde, rezou uma missa em memória do martírio de Sepé e também iniciando as celebrações dos 300 anos de nascimento (Sepé teria nascido em 1723, em Rio Pardo) do líder. 
Nas palestras, se destaca uma ministrada pelos professores Júlio Quevedo dos Santos (UFSM) e Janine Dorneles Pereira (SEME), com o tema "Memória e Patrimônio", que levantou a questão de se valorizar mais a memória dos indígenas e o que ocorreu em São Gabriel na época.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.