Coluna-Ponto-de-Vista-1

Legislativo de Rosário do Sul completa aniversário

Em 1876, Rosário do Sul era elevado a categoria de Vila e, no mesmo ano, feita a primeira eleição para o Poder Legislativo que após instalado, comemora neste 25 de abril, seus 176 anos.
Após a emancipação da Vila de Rosário, em abril, no dia 1º de outubro do mesmo ano foi feita a primeira eleição par vereadores da então VILA de Nossa Senhora do Rosário, e em 05 de dezembro de 1876, apuração de votos. Amaro Souto eleito com Maximiano Germano do Monte, Manoel Patrício de Azambuja, Antonio Lourenço de Campos, Antônio Apolinário de Paiva, João Gualberto da Costa Lerina e Augusto Fernandes Franco, chamados de vereadores de número conforme o primeiro livro de atas da Câmara Municipal da Vila recentemente fundada.
Os dados foram coletados pela assessoria de imprensa da casa junto ao livro “Parlamento de Rosário do Sul”, escrito pela professora e historiadora Mara Souza, datado do ano de 2007 quando o Legislativo comemorava 130 anos.
Os eleitos em 1876 assumiram o cargo em 25 de abril de 1877 quando foi instalada a Câmara de Rosário, data assinalada como principal do parlamento. Em reunião dentro da então Igreja Matriz, que funcionava na esquina do antigo beco do Império com a Marechal Floriano - hoje local da escola Tia Elis- teve como primeiro presidente o então prefeito da vila, Amaro Gomes Souto.
Uma das primeiras providências foi alugar imóvel para as reuniões, sendo escolhido imóvel localizado na rua Rio Branco esquina com Voluntários da Pátria, da família Silva. O aluguel era de 30 mil réis por mês. Uma mesa foi adquirida para os trabalhos em 1878, em Pelotas/RS.
A Câmara também funcionou na atual prefeitura municipal, teatro João Pessoa, Sociedade União Rosariense e novamente no teatro até a mudança para a antiga sede da Cooperativa no bairro Nossa Senhora do Rosário em 2002. Nos anos 2000, foi lançado o projeto da nova câmara, em 2007, na gestão de Lino Furtado, funcionando na esquina da praça central, entre a Amaro Souto e General Osório, com três pavimentos que foi inaugurada na presidência de Catarina Vasconcelos em 2012. O local serve até hoje a comunidade de Rosário do Sul.
Devido a todos os fatos históricos, como a primeira eleição em 1876 e apuração no mesmo ano, mesmo com a instalação em 25 de abril do ano seguinte, as comemorações do aniversário do Poder Legislativo de Rosário ocorrem na mesma semana do aniversário do município.
Neste ano de 2023, sob a presidência de Alisson Sampaio, o Poder Legislativo de Rosário entrelaçou-se com as comemorações dos 147 anos de Rosário do Sul, e promoveu a Semana da Câmara, com atividades que envolveram uma Sessão Solene e homenagens aos ex-presidentes da casa, realizada dia 18 de abril e parceria com a Defensoria Pública que promoveu atividades na praça central, realizando atendimentos judiciais e extrajudiciais a comunidade local.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.