Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna "Focado nos fatos" com o Tenente Duarte

Esta coluna visa levar ao público de forma breve e resumida, informações, divulgação de eventos locais, opiniões, comentários sobre os fatos ocorridos que tiveram grande repercussão na mídia em geral, e também um pouco de política e esporte. Não é intenção deste colunista ofender alguém, mas sim, criar mais um instrumento de comunicação e também abrir espaço para uma troca de ideias sobre os temas abordados.

No quadro Curiosidades, faço referência ao nosso Estado do RS, hoje considerado, o quarto estado brasileiro com a maior expectativa de vida.

A esperança ou expectativa de vida, como queiram, é um importante indicador das condições socioeconômicas e ambientais e do nível de qualidade da saúde de determinado país ou região, estando intimamente relacionada com o acesso ao sistema de saúde pública local, nisso, também reflete as recentes transformações do comportamento demográfico e dos indicadores sociais, como a queda acentuada da fecundidade e da mortalidade que resultam na demanda crescente por estruturas de serviços de saúde relacionadas ao envelhecimento da população.

Conforme dados estatísticos (IBGE), a expectativa de vida para ambos os sexos no Rio Grande do Sul apresentou-se superior a do Brasil em 1991; 2000 e 2010. Entre os 27 estados brasileiros, o Rio Grande do Sul era, em 2010, o quarto com a maior esperança de vida ao nascer, superado pelo Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo o IBGE, a expectativa de vida ao nascer no RS, para ambos os sexos, passou de 72,4 em 2000 para 78,3 em 2018. Os estudos de evolução demográfica demonstram que, no Rio Grande do Sul, a transição demográfica começou mais cedo em relação a maior parte dos estados brasileiros e tornou-se mais evidente nas últimas décadas, caracterizando-se pelo rápido aumento absoluto e relativo das faixas de população adulta e idosa.

Em relação ao sexo, estas diferenças ficam ainda mais evidentes quando se constata a maior esperança de vida ao nascer das mulheres, que em 2018 atingiu 81,6 anos, enquanto que a dos homens ficou em 74,9 anos. Como resultado, o número de mulheres é superior ao número de homens, principalmente nas faixas de idade mais avançadas.

População Absoluta, ainda não temos os números atuais, mas vejam que, em 2020, o Rio Grande do Sul foi considerado o 6º estado mais populoso do país

Conforme dados do IBGE, a população total do Rio Grande do Sul, em 2020 era de 11.422.973 habitantes, ocupando o sexto lugar entre os mais populosos do Brasil, superado, por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.

Os municípios gaúchos mais populosos se encontram, principalmente, na região do entorno de Porto Alegre – RMPA, na Região Metropolitana da Serra Gaúcha – RMSG e na Aglomeração Urbana do Sul – AUSUL.

Observem os estados mais populosos do Brasil - 1950 a 2020*
 


Municípios com população superior a 100 mil habitantes do RS - 2020
 

Fonte: IBGE

Ainda sobre o Rio Grande do Sul, estado mais meridional do Brasil

Nas características gerais vimos que o Rio Grande do Sul está localizado no extremo sul do Brasil. É formado por 497 municípios e sua área total é de 281.707,15 km², incluindo as áreas da Lagoa dos Patos e Mirim. Com uma população de 11.422.973 habitantes¹, aproximadamente 5,4% da população brasileira, é o sexto estado mais populoso do Brasil.

Possui uma grande diversidade cultural e de paisagens. Em sua formação étnica, destaca-se a presença de descendentes de povos indígenas, negros e europeus.

O clima é Temperado do tipo Subtropical, caracterizando-se pelas baixas temperaturas no inverno e a vegetação é diversificada, com importantes áreas remanescentes da Mata Atlântica,

Pra nossa satisfação, estes indicadores colocam o Rio Grande do Sul entre os estados de melhor qualidade de vida no país.

A sua produção econômica também se destaca, com 6,5% do Produto Interno Bruto nacional, isso em 2018, colocando o Estado em 4º lugar entre os estados da Federação. O PIB per capita situa-se próximo a 37 mil reais/ano.

Fonte / IBGE/ Estimativas da População 2020

No esporte profissional: 
 
No esporte profissional local, no último compromisso, o E.C. São Gabriel, jogou fora de casa, enfrentando a equipe do Santa Cruz, na cidade de Santa Cruz do Sul, ficou no empate, trazendo de lá um ponto.

O próximo compromisso está previsto para o dia 07/05 (Domingo) em casa, às 16h, contra a equipe do Bagé. Fica nossa expectativa e torcida para que o São Gabriel se imponha em campo, faça um bom jogo e junto com seu torcedor, consiga uma vitória.

No esporte amador: 
 
No Campeonato Brasileiro do Ginásio São Gabriel, teremos a próxima rodada, dia 6 de maio (sábado), com os seguintes jogos:

1º) Flamengo x Grêmio 
2º) Cruzeiro x Palmeiras
3º) Atlético x São Paulo
4º) Fluminense x Inter

Um até breve a todos amigos sempre com a proteção de Deus.
Comentários, opiniões e sugestões, serão bem vindas, podendo ser enviadas via whats: (55) 99653.1789.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.