Coluna-Ponto-de-Vista-1

Rosário do Sul decreta luto de três dias pela morte de Cíntia Souza

Faleceu nesta terça, 2 de maio, em Porto Alegre, a ex-vereadora e presidente do Poder Legislativo, Cíntia Pereira de Souza, aos 45 anos. Ela estava enferma desde o ano passado e era tratada em um hospital da capital. Ela foi destaque e pioneira na causa das mulheres no município. Foi decretado luto oficial por três dias no município.
Cíntia Souza foi vereadora por várias legislaturas, ativista da defesa da mulher e ainda presidente do parlamento no ano de 2014.
Cíntia Souza lutava contra um câncer descoberto no ano passado e estava em tratamento no hospital da PUCRS. O falecimento da ex-vereadora consternou familiares, amigos e a comunidade rosariense pela perda precoce. Ela deixa dois filhos, esposo e um irmão.
O prefeito municipal Vilmar Oliveira assinou na manhã de hoje, o decreto 225, de 2 de maio 2023, decretando luto oficial no município por três dias. O presidente do Poder Legislativo, Alisson Sampaio juntamente com os demais vereadores, manifestaram os pesares pela irreparável perda da sua ex-colega de parlamento e assina o Decreto 02/2023, de Ato do Presidente, decretando luto oficial no âmbito do Poder Legislativo Rosariense e dá outras providências.
"Em decorrência do Caput deste artigo e em solidariedade à família da falecida, ficam suspensas as atividades legislativas do Poder Legislativo rosariense, no dia 3 de maio, do ano em curso", diz o Ato do Presidente que é assinado por Alisson Sampaio.
Os serviços fúnebres estão a cargo da Funerária Angelos. O Corpo foi transladado de Porto Alegre e o velório iniciou às 23h, no plenário da Câmara de Vereadores, na rua Amaro Souto 2193. O sepultamento estava previsto para às 11h da manhã desta quarta, 3 de maio no Cemitério Municipal São Sebastião.

Vida dedicada a família, política e as causas das mulheres rosarienses
Cíntia Souza nasceu em 1º de setembro de 1977, filha do dentista e ex-presidente do Legislativo, vereador Galvane Senisse de Souza (in memórian) e da professora Joana Souza.
Iniciou sua militância política ainda jovem junto do pai Galvane, que também foi presidente do parlamento local.
Formada em direito pela Urcamp SG, Cíntia optou por seguir na política a exemplo do pai dela, que havia sido vereador na cidade por quatro vezes, sendo presidente em 1990. Ele faleceu no início dos anos 2000. Cíntia seguiu os caminhos do pai e foi eleita três vezes, a primeira delas em 2004 para a legislatura de 2005-2008, depois na legislatura de 2009 a 2012 e a última de 2013 a 2016. Em 2014 foi a presidente do Poder Legislativo.
Dedicada a causa das mulheres, Cíntia foi protagonista em defesa da causa em Rosário do Sul. Foi por iniciativa dela que foi realizado durante muitos anos o seminário municipal da mulher, sempre no mês de outubro rosa, no salão Paroquial da cidade onde painelistas de nível nacional e internacional vinham a cidade para trazer seu conhecimento em prol da prevenção de doenças e dos direitos das mulheres. As iniciativas tinham apoio do legislativo, executivo e também da Liga Feminina de Combate ao Câncer entidade que muito auxiliou além das Damas de Caridade. Também trouxe ao município o ônibus para exames de mamografia numa parceria também com a Liga e o Instituto da Mama do RS (IMAMA). Dentre vários projetos que desenvolveu e que virou lei foi a criação do pórtico de entrada da cidade, na Canabarro, que foi executado pelo município.
Em 2014, quando foi presidente da Câmara, promoveu duas interiorizações do Parlamento, uma no 3º Distrito Vacaquá e outra no 4º Distrito Caverá, realizando sessões solenes e em parceria com a prefeitura e demais entidades como Emater, com atendimentos para as comunidades interioranas. O mesmo tipo de interiorização ocorreu inclusive no Parque Ananias Vasconcellos, durante a Expofeira. Foi madrinha da Banda Marcial da Escola Rio Branco por vários anos e realizava um trabalho social durante o natal, para entregar presentes para crianças carentes, inclusive no interior do município.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.