Vereadores repudiam violência contra a mulher em São Gabriel
Jana França
O recente caso de violência contra uma jovem no último final de semana em São Gabriel, que repercutiu em todo o Estado, motivou manifestações no Poder Legislativo local. As vereadoras Juliana Medeiros Carvalho, Juca (PL) e Jana França (PSB), juntamente com o vereador Moisés Marques (PDT), autor da lei que regulamenta medidas de auxílio para mulheres vítimas de violência, cobraram ações para fortalecer o amparo às vítimas e conscientizar estabelecimentos comerciais sobre a divulgação das leis de proteção às mulheres, na sessão desta terça-feira (18).
Juliana Medeiros
A vereadora Juliana Medeiros, ao lado de Jana França, repudiou o episódio de violência sofrido pela jovem, agredida por três homens na madrugada de sábado em um estabelecimento na Zona Leste da cidade. "A violência contra a mulher não é apenas física, mas se manifesta de várias formas. É inaceitável que nos calemos diante de uma aberração como essa", afirmou. Ela ressaltou a importância de fazer um trabalho coligado com a rede de apoio municipal às vítimas, citando o trabalho do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Jana França informou que a vítima está recebendo suporte e orientação da Procuradoria Especial da Mulher, responsável por encaminhá-la aos órgãos competentes. "Cabe a nós fazer um levantamento das leis voltadas à proteção da mulher, já aprovadas nesta Casa, e divulgá-las amplamente. Sugiro que busquemos contato com bares, restaurantes e casas noturnas do município para que conheçam a legislação", declarou. Ela também destacou a Lei nº 4424/2023, de autoria do vereador Moisés Marques, que estabelece a adoção de medidas de apoio às mulheres nesses estabelecimentos.
Moisés Marques
Em sua manifestação, Moisés Marques reforçou a necessidade de um posicionamento firme do Legislativo diante do caso. "Não podemos nos calar diante desse absurdo, que infelizmente ganhou repercussão nacional. Nós, homens, temos o dever de impedir e repudiar a violência contra a mulher. O respeito deve ser diário, não apenas em datas comemorativas. Quando essa Casa se cala, as homenagens se tornam vazias", pontuou.
A vereadora Juca Medeiros concluiu afirmando que a gravidade do caso transcende questões políticas. "Neste momento, não há situação ou oposição. Um crime como esse nos envergonha profundamente", declarou. Os parlamentares sugeriram uma visita conjunta a estabelecimentos comerciais para conscientizá-los sobre as leis de proteção às mulheres em São Gabriel.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581