Coluna-Ponto-de-Vista-2

Explosão de casos de gripe em São Gabriel acende alerta: maioria dos pacientes são do grupo prioritário

O município de São Gabriel registrou, em apenas uma semana, 22 casos confirmados de gripe A (influenza), acendendo o alerta das autoridades de saúde. As informações são da Vigilância Epidemiológica local. Os pacientes são principalmente crianças, justamente os integrantes do grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a gripe.
A preocupação aumenta diante da baixa adesão à vacina, que está disponível gratuitamente desde o início da campanha. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, grande parte dos pacientes diagnosticados com a doença não havia se vacinado.
Na Santa Casa de São Gabriel, dois casos de influenza foram confirmados em crianças internadas na ala de Pediatria. Outros dois pacientes, com sintomas gripais, aguardam o resultado de testagem no setor de Pronto Atendimento 24h.
Diante do avanço da doença, a Secretaria da Saúde reforçou a divulgação de medidas de prevenção. Entre as orientações, estão: Higienizar as mãos com água e sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro; Evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; Não compartilhar alimentos, copos, toalhas ou objetos pessoais; Utilizar lenços descartáveis para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar — ou, na ausência deles, proteger o rosto com a dobra do cotovelo (etiqueta respiratória).
A vice-prefeita Sandra Weber, que assumiu interinamente a Prefeitura nesta segunda-feira (19), também se engajou na campanha de conscientização. Médica de formação, ela gravou um vídeo institucional — produzido pela equipe de Comunicação Social da Prefeitura — com orientações para evitar a propagação do vírus e reforçando a importância da vacinação.
A situação de São Gabriel reflete um cenário preocupante em todo o Rio Grande do Sul. O governo estadual decretou, no início da semana, emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de hospitalizações por doenças respiratórias. Entre os vírus monitorados, a influenza apresentou crescimento mais acentuado: foram 9 casos em abril, número que saltou para 116 em maio — um aumento superior a 1.100%.
Diante desse cenário, autoridades reforçam o apelo à população para que procure as Unidades Básicas de Saúde e se vacine. A imunização continua sendo a principal ferramenta para evitar complicações graves, hospitalizações e mortes por gripe. E, desde a semana passada, está disponível para todo a população acima de seis meses de idade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.