Coluna Ponto de Vista

PL da Securitização está pronto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados

Um importante avanço para os produtores rurais brasileiros, especialmente os do Rio Grande do Sul, foi conquistado nesta terça-feira (8), em Brasília. Relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) anunciou que, após articulação no Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados, houve acordo para pautar o substitutivo do projeto no plenário da Câmara dos Deputados, ainda nesta semana.
A proposta relatada por Hamm busca criar mecanismos que viabilizem o alongamento das dívidas dos agricultores, especialmente os impactados por sucessivos eventos climáticos adversos, realidade enfrentada com severidade pelos produtores gaúchos.
“Na reunião do Colégio de Líderes com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, conquistamos o apoio de todos os partidos. Junto com o coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Marcelo Moraes e o líder da Oposição, deputado Zucco, defendemos a prioridade na pauta. Conseguimos um avanço importante, que é colocar na pauta do Congresso o nosso relatório. Também tivemos todo o apoio do líder do Progressistas, Doutor Luizinho”, comemorou o parlamentar.
Substitutivo Protocolado
O substitutivo protocolado por Hamm permite que o governo federal abra espaço para negociação utilizando recursos do Fundo Social, viabilizando mais safras aos produtores endividados. A medida busca aliviar o peso financeiro no campo e garantir que milhares de agricultores tenham condições de manter suas atividades produtivas.
“Fizemos um substitutivo e protocolamos nesta terça-feira. Isso permite que façamos uma negociação com o governo com objetivo de viabilizar um alongamento da dívida dos agricultores do Rio Grande do Sul e dos agricultores brasileiros”, afirmou Hamm ao destacar que o texto representa um avanço extraordinário por conta da ação legislativa.
A proposta deve entrar em votação ainda esta semana, e o parlamentar gaúcho reforça a importância de buscar apoio dos demais parlamentares e do Executivo se posicionar. “Agora, força o governo a estabelecer uma interlocução, buscando esse dinheiro do Fundo Social. Dá uma condição de alongar a dívida, mais safras, em razão dos problemas climáticos que tivemos”, completou.
Com a expectativa de votação no plenário, Hamm conclui: “Com certeza, com a compreensão da sociedade e dentro de um equilíbrio fiscal, poderemos de fato viabilizar o agricultor gaúcho e o agricultor brasileiro”.
A matéria é vista como prioridade diante do cenário de calamidade enfrentado pelo Rio Grande do Sul e de outros estados, e deve mobilizar amplo apoio parlamentar, especialmente das bancadas do agronegócio no Congresso Nacional.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.