Coluna-Ponto-de-Vista-2

Festival Internacional de Dança movimenta São Gabriel com talento e integração cultural

O município de São Gabriel foi palco, no último sábado (25), de um espetáculo inesquecível de arte, cultura e emoção. O 1º Festival Internacional de Dança – Dancer’s Brasil levou bom público ao Ginásio Plácido de Castro (Chiappettão), reunindo bailarinos de diversos estados do Brasil e de países como Argentina, Uruguai e Paraguai.
 
O evento, articulado por Patricia Bahari e produzido pelo Danzalma Group, de Hector Galarza, da Argentina, contou com o apoio da Prefeitura de São Gabriel, por meio da Secretaria de Turismo. 
 
A vice-prefeita Sandra Weber, representando o prefeito Lucas Menezes, destacou o compromisso da gestão com a valorização da arte e da cultura local.
“Eventos como o Dancer’s Brasil fortalecem o turismo, movimentam a economia e projetam nossos artistas para o mundo”, afirmou Sandra.
 











Durante o festival, mais de 15 estilos de dança foram apresentados — entre eles Ballet Clássico, Dança Ministerial, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado, Moderna, Árabe, Indiana, Hip-Hop, Tango, Milonga, Ritmos Latinos e Dança de Salão —, mostrando a diversidade e o alto nível técnico dos grupos participantes.
O corpo de jurados teve nomes de peso no cenário da dança latino-americana: Aldo Gonçalves (uma das maiores autoridades da dança na região sul), Miriam Goulart e Mahara (Marcela Felki Trevisan), bailarina e coreógrafa internacional com 20 anos de carreira e apresentações em países como Egito, Suécia e Emirados Árabes.
Todos os participantes receberam avaliações técnicas e, além das premiações locais, os melhores colocados garantiram vaga na Danzalma Gran Final, que acontece em Foz do Iguaçu no dia 15 de dezembro. Talentos também foram indicados ao Prêmio Estrela do Mercosul, uma das premiações mais prestigiadas da dança na América Latina, que ocorre em 22 de novembro, em Santo Tomé, Corrientes (Argentina).
A organização local ficou a cargo da professora e bailarina Patrícia Oliveira, que destacou a importância de São Gabriel sediar um evento desse porte. “É um marco para a dança na nossa cidade. Ver tantos artistas reunidos, trocando experiências e brilhando no palco, é a prova de que a arte transforma e une pessoas”, disse.

Premiações Especiais – Dancer’s Brasil 2025

Bailarina Revelação: Luana Ávila – Estrelas do Oriente
Melhor Bailarino: João Pedro Cardozo – Lampert Centro de Dança
Melhor Par: Renata Caggiani e Ana Vitória Boff
Coreografia: Conectadas – Atelier da Dança Renata Caggiani
Melhor Coreografia: Efêmeras Saudade – Renata Caggiani
Melhor Professor Preparador: Tanise Ávila / Jean Belly Dance – Studio Estrelas do Oriente
Melhor Figurino: Coreografia Divados Águas – Studio Estrelas do Oriente
Melhor Escola do Evento: Atelier da Dança Renata Caggiani
Melhor Musicalização: Hellen Gomes – Magnus Espaço de Dança
Melhor Produção Geral: Studio Estrelas do Oriente
Destaque Performance Cênica: Studio Estrelas do Oriente

Com alto nível técnico e forte participação internacional, o Festival Dancer’s Brasil consolidou-se como um dos maiores eventos culturais do ano em São Gabriel. A próxima edição, já confirmada para 2026, promete ainda mais talentos, diversidade e integração artística.
 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.