Coluna-Ponto-de-Vista-2

Poder Legislativo de São Gabriel anuncia homenageados com a Comenda Dr. Henrique Goffermann

O Poder Legislativo de São Gabriel anunciou os agraciados com a Comenda de Mérito Médico Dr. Henrique Goffermann, que será entregue na próxima terça-feira, 21 de outubro, a partir das 10h, no Plenário da Casa Legislativa, em homenagem ao Dia do Médico. Os homenageados são os médicos César Augusto Garcia Ajala Vieira e Miguel Vinhas Varella (in memoriam).
A comenda foi criada em 2021, por proposição do então vereador e atual secretário de Governo, Márllon Mendes Maciel, e é destinada a médicos com cerca de 30 anos de exercício profissional. “A homenagem aos médicos é, acima de tudo, o reconhecimento à determinação e à dedicação de quem salva vidas e cuida da nossa saúde”, destacou o presidente do Legislativo, Elson Teixeira (PDT).
O médico que dá nome à comenda
Henrique Goffermann, que dá nome à honraria, foi um médico gabrielense nascido em 1927 e que exerceu a medicina por mais de 50 anos. Atuou como presidente do Lions Clube de São Gabriel, conselheiro do Conselho Regional de Medicina, médico do INSS, da Emater e da extinta COORLAC. Aos 72 anos, formou-se em Direito e exerceu a advocacia até seu falecimento, em 2001, aos 74 anos. Era casado com Estela Svirski Goffermann, que atualmente reside em Porto Alegre.

Os homenageados 

Dr. César Augusto Garcia Ajala Vieira
Natural de Pelotas, o neurocirurgião César Augusto Garcia Ajala Vieira, nascido em 30 de novembro de 1964, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1991 e concluiu residência em Neurocirurgia na Santa Casa de Porto Alegre em 1995. Iniciou sua carreira em Jaraguá do Sul (SC), onde foi pioneiro na implantação do Serviço de Neurocirurgia, responsável pelos primeiros procedimentos da especialidade no município.
Em 2008, retornou ao Rio Grande do Sul e, no ano seguinte, passou a atender em São Gabriel, a convite da direção da Santa Casa de Caridade. Sua trajetória é marcada pela dedicação, competência e compromisso com a saúde pública da região. Ao longo de cerca de 16 anos de atuação, realizou mais de mil procedimentos neurocirúrgicos, além de inúmeros atendimentos clínicos e internações.
Em 2013, implantou o Programa de Regionalização em Neurologia e Neurocirurgia, que ampliou o acesso a consultas e cirurgias pelo SUS em diversas cidades da microrregião, atendendo centenas de pacientes anualmente até 2020. Em 2024, recebeu o Título de Cidadão Gabrielense, por proposição do vereador Moisés Marques, e neste ano será agraciado com a Comenda de Mérito Médico Dr. Henrique Goffermann, em reconhecimento à sua relevante contribuição para o desenvolvimento da medicina e da saúde pública em São Gabriel e região.

Dr. Miguel Vinhas Varella (in memoriam)
Nascido em Bagé, em 22 de setembro de 1924, o médico Miguel Vinhas Varella dedicou sua vida à medicina e ao cuidado humano, sendo lembrado, mesmo após o falecimento, como exemplo de humildade e devoção aos pacientes. Filho de Alcides Gomes Varella e Manoela Vinhas Varella, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1954. Casado com Lecy Silveira Varella, foi pai de seis filhos.
Estagiou na Santa Casa de Caridade de São Gabriel, onde aprendeu com profissionais que marcaram sua formação. Visionário, fundou a APAE de São Gabriel, idealizando e confeccionando pessoalmente equipamentos para terapias e atividades físicas, além de introduzir o uso de materiais para ludoterapia trazidos da capital.
Durante mais de 44 anos, prestou serviços à Santa Casa de Caridade, sendo lembrado por sua ética e dedicação. Foi pioneiro ao organizar o primeiro plantão médico 24h da cidade, em conjunto com colegas, em seu consultório localizado em frente à instituição. Em 1971, fundou a Clínica Santo Antônio, referência em diversas especialidades médicas.
Reconhecido por sua simplicidade e humanidade, também se destacava como artista nas horas vagas, dedicando-se à escultura. Recebeu homenagens em vida, entre elas o Título de Cidadão Gabrielense, e faleceu em 30 de junho de 2009, aos 84 anos, deixando um legado de amor à medicina, solidariedade e profundo respeito à vida humana. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.