São Gabriel registra alto número de beneficiários de programas sociais e reforça aposta na qualificação profissional
Dados do Observatório do Cadastro Único indicam que milhares de moradores de São Gabriel dependem atualmente de benefícios sociais do Governo Federal. Ao todo, 7.696 pessoas vivem em famílias atendidas pelo Bolsa Família. Além disso, 5.127 pessoas recebem aposentadoria, pensão ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo 2.688 beneficiárias do BPC.
Os números evidenciam a relevância das políticas de proteção social no município, especialmente para garantir dignidade e subsistência às famílias em situação de vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, apontam para a necessidade de ampliar ações voltadas à geração de emprego, renda e qualificação profissional.
Nesse sentido, estão em andamento em São Gabriel cursos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado, por meio do programa RS Qualificação Recomeçar, com execução e administração da Prefeitura Municipal. As iniciativas têm como objetivo preparar trabalhadores para o mercado e ampliar as oportunidades de inserção profissional.
De acordo com o coordenador da Agência FGTAS/Sine de São Gabriel, Arthur Phillyp de Lima Brito, o foco das políticas públicas deve ser a integração entre proteção social, capacitação e geração de empregos. “Nos solidarizamos com todas as pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho e reafirmamos o compromisso com ações que promovam autonomia e dignidade por meio do emprego”, afirmou.








Disk-notícia:(55)9 9664.2581