Mais de 28 mil alunos voltam às aulas na região da 19ª CRE

Mais de 28 mil alunos serão recebidos por 2.018 professores para o início do ano letivo nesta segunda-feira (24), nas 57 escolas estaduais localizadas nos municípios de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Santana do Livramento.
A previsão é de que os 28.670 estudantes terminem o ano letivo em 19 de dezembro e tenham recesso de inverno entre 19 de julho e 3 de agosto. Para o período da Copa do Mundo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ressalta que, caso seja decretado ponto facultativo ou feriado, as escolas deverão organizar o calendário prevendo a recuperação do dia letivo e da carga horária.
Nesta quinta-feira (20), foi realizada em Porto Alegre, com transmissão simultânea para todas as Coordenadorias Regionais de Educação, a Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2014. O evento, com palestras e debates, tem como objetivo promover espaço de formação para gestores, professores e servidores da rede para difusão de ideias e práticas que busquem uma educação de qualidade.
“Vivemos um momento de retomada de todas as frentes que articulam os fatores que produzem o ensino de qualidade. Equipes diretivas, supervisores e professores são agentes de mudança, num momento em que a escola exige outra função social: contribuir para que os estudantes possam construir novas concepções de mundo a partir da informação”, afirma o secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo.
Os estudantes da rede estadual, classificada como a segunda melhor do país no Enem, contam em 2014 com 200 novos ônibus escolares com bancos estofados e cintos de segurança, mais de 100 mil tablets, netbooks e computadores e 625 novos professores nomeados. Os cardápios oferecidos nas escolas estão de acordo com a Nota Técnica 01/2014, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que prevê restrição da oferta de açúcar, doces e preparações na alimentação escolar.

Escola Aberta: nove escolas credenciadas na região, sendo duas de São Gabriel
O Programa Escola Aberta, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é realizado em mais de cem escolas, que abrem suas portas durante os finais de semana para que a comunidade possa utilizar o espaço com atividades culturais e esportivas. Durante todo ano, no período letivo, as portas da escola abrem no sábado e domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Na região, as escolas que integram o projeto são:

E. E. E. B. Dr. Celestino Lopes Cavalheiro – São Gabriel
E. E. E. M. João Pedro Nunes – São Gabriel
E. E. E. M. Dr. Silvio Ribeiro – CAIC – Livramento
E. E. E. M. Cyrino Luiz de Azevedo – Livramento
E. E. E. M. Dr. Hector Acosta – Livramento
E. E. E. M. José Antônio Flores da Cunha – Livramento
E. E. E. M. Júlio de Castilhos – Livramento
I. E. E. Deputado Ruy Ramos – Rosário do Sul
I. E. E. Dr. Luiz Pacheco Prates – Quarai

Comentários