Coluna-Ponto-de-Vista-1

Programa Saúde na Escola vai beneficiar 41 instituições de ensino

As secretarias de Educação e de Saúde estão trabalhando em conjunto, há pelo menos 30 dias, na implantação do Programa Saúde na Escola (PSE). Para instituir as ações nos educandários de São Gabriel um Grupo Técnico Intermunicipal (GTI) foi criado: Angélica de Ávila Vieira (coordenadora da saúde), Elizandre Umpierre Vieira (Coordenadora do PIM), Aroldo Alves Junior (Coordenador da Saúde Bucal e Saúde do Homem), Edi Nelson Ramos Responsável pelo setor de Oftalmologia), Vera Lúcia Weber Monitora do Pim e Representante da Secretaria de Educação. A coordenadora é Tatiana Ribeiro Pinto, da Secretaria de Saúde. O programa também tem a parceria da nutricionista Natalia Vanhove, que trabalhará a pratica da alimentação saudável.
O PSE vai beneficiar inicialmente 41 escolas de São Gabriel, entre elas, nove estaduais (Antonio Jose de Assis Brasil, Pery da Cunha Gonçalves, Ataliba Rodrigues das Chagas, Manoel Luis Marques, José Sampaio Marques Luz, João Pedro Nunes e Fernando Abbott), 23 municipais e oito de Educação Infantil.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, e comunidade escolar.

CAPACITAÇÃO - De acordo com a coordenadora do programa, Tatiana Ribeiro Pinto, o Grupo Técnico Intermunicipal fez um levantamento das demandas das escolas levando em conta deficiências que necessitam de fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista, oftalmologista e dentista. Estas informações serão repassadas ao Secretário da Saúde, “para que possamos amenizar estes problemas, também iremos trabalhar a prática da alimentação saudável bem como outros assuntos que estão preconizados no programa. Serão capacitados professores, monitores e merendeiras”, explicou.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza na quinta e sexta-feira (10 e 11), no auditório da Escola Municipal Ginásio São Gabriel, o Seminário “Saúde na Escola – o conhecimento é fonte valiosa de saúde”. Conforme o setor será um ciclo para capacitação dos profissionais para que possam visualizar as demandas e encaminhar para a equipe do PSE. “O prefeito Roque Montagner esta dando todo o apoio à equipe para que possamos fazer um trabalho em prol da comunidade escolar, pois cada escola será referenciada à uma UBS”, disse Tatiana.

SEMINÁRIO

DIA 10 E 11 DE JULHO/2014

REALIZAÇÃO:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA GINÁSIO SÃO GABRIEL

DIA : 10 DE JULHO DE 2014

MANHÃ

8:00 Abertura com Coquetel

8:30 Abertura Oficial

9:00-10:30 : Dr Ricardo Gomes

Tema: Promoção da cultura de paz e direitos humanos Leis da educação

10:30-11:30: Nutricionista Nathalia Vanhove

Tema: Promoção de alimentação saudável e fortificação da alimentação infantil com micronutrientes ( vitaminas e minerais) em pó.

TARDE

13:30-14:30 Dr Heraldo Amann

Tema: Gravidez e sexualidade na adolescência

14:30-15:30 Enfermeira Angélica Ávila

Tema: Dependência Química

15:30- l6:00: Coffee Break

16:30-17:00 Fisioterapeuta Giovani Camargo

Tema: Avaliação Antropométrica e Ginástica Laboral

DIA 11 DE JULHO DE 2014

MANHÃ

8:00-9:00 Professora Jaqueline de Almeida Pinheiro

Tema: Inclusão e Ações Inclusivas no Município de São Gabriel- RS

9:00- 10:00 Dr Claudio Teixeira

Tema: Saúde Ocular dos Educandos

10:00-10:30: Coffee Break

10:30- 11:30: Fonoaudióloga Fernanda Gerzon

Tema: Identificação de Educandos com Possíveis Sinais de Alterações de Linguagem Oral

TARDE

14:00-15:00 Enfermeira Rosangela Boher

Tema: Direito Sexual e Reprodutivo do DST/AIDS

15:00-15:30 Conselheiro Filipe Ferreira

Tema: ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)

15:30-16:00 Coffee Break

16:00-17:00 Dra Luciana Benetti

Tema: Promoção da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Tecnologia do Blogger.