Coluna-Ponto-de-Vista-1

Projeto de conscientização da saúde da mulher será desenvolvido em bairros assistidos pelo ESF Nosso sonho

Lançado na semana passada, o Projeto de Conscientização da Saúde da Mulher passa a ser mais uma alternativa de educação e conscientização no combate de males como o câncer de mama e câncer de colo de útero. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel , o projeto está sendo desenvolvido pela médica cubana Yudaimi Vera Arias e beneficia os moradores dos bairros Dr. Dácio, Élbio Vargas, Santa Regina, Gabrielense, Bela Vista, Santa Izabel, Honório e Residencial Antônio Trilha. Trata-se da população assistida pelo ESF Nosso Sonho e, por isso, além de palestras, o trabalho é também desempenhado por equipes de Agentes Comunitários de Saúde.
O lançamento oficial aconteceu na unidade do CAAS do Bairro Élbio Vargas, no dia 8. O público alvo são mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos.
O projeto visa orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero para que se consiga um tratamento de sucesso. “É importante que as mulheres realizem consultas periodicamente com seu ginecologista ou médico da equipe de estratégia de saúde da família, para que façam o preventivo, pois através do resultado desse exame é possível identificar e tratar o câncer de colo de útero, e também outras doenças”, explica a médica. 
Conforme ela, através do autoexame das mamas é possível identificar algumas alterações mamárias que podem ser fundamentais para o processo de descoberta da doença. “Por isso é importante que as mulheres saibam realizar o autoexame e que façam também a mamografia para um diagnóstico preciso do câncer de mama”. 
A programação foi um sucesso e contou com a participação de moradoras do Bairro Elbio Vargas. Yudaime deu informação necessária para as mulheres, especificando como se desenvolve a doença, os fatores de risco, prevenção e tratamento. No final da palestra, foi organizada uma roda de conversa com o público alvo onde a médica respondeu perguntas e orientou as mulheres a cuidar da saúde preventiva.
Tecnologia do Blogger.