Coluna-Ponto-de-Vista-1

Comunidade conhece e aprova Plano Municipal de Habitação


Agora, Executivo transformará o mesmo em projeto de lei


Na noite da última quinta (17), a comunidade compareceu para debater as estratégias de ação na Audiência Final do Plano Municipal de Habitação, realizada no Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São Gabriel. A reunião teve a apresentação de todos os passos desenvolvidos pela Administração Municipal, por meio de Grupo de Trabalho ao longo deste ano. A iniciativa foi conduzida pelo coordenador executivo do projeto, sociólogo Carlos Léo e a consultora da Magna Engenharia, Laura Petrarca.


A Audiência mostrou a metodologia de ação a ser desempenhada com o Plano, que tem como meta reduzir o déficit habitacional de São Gabriel em 15 anos, com meta de 40%. “Com isso, entregamos o Plano na mão da população local, por isso a participação da comunidade é importante”, frisou Laura.


Os estudos apontaram que São Gabriel tem um déficit de 3.642 casas. Destas, são 1.919 em situação de risco e outras 1.723 em Áreas de Preservação Permanente (APPs), a grande maioria de famílias que ganham até 3 salários mínimos. A cidade ainda tem em torno de 8.408 famílias (casas) com carência de infraestrutura. 


Para isso, o Plano sugeriu os caminhos a serem tomados, como novas construções com uso de recursos municipais e federais, assim como melhorias de instalações. O PMHIS será encaminhado agora ao Prefeito Rossano Gonçalves, para virar projeto de lei e ser enviado a Câmara de Vereadores, isso em janeiro de 2010.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.