Coluna-Ponto-de-Vista-2

Chuva em 12 horas supera a média esperada para todo o mês na Fronteira Oeste


Municípios mais atingidos foram São Borja, Itaara e São Luiz Gonzaga


A chuva que assola o Estado desde a noite de segunda-feira supera a média esperada para todo o mês na Fronteira Oeste. Em 12 horas de precipitações, a estação do Inmet de São Borja registrou 145mm de água. A rodovia que liga o município a Santiago (BR-287) ficou parcialmente interrompida por causa de 100 árvores e 30 postes caídos. No final da manhã, a estrada já estava liberada, com apenas três pontos de alagamentos que exigiram maior atenção dos motoristas. 


A chuva na cidade começou ainda na madrugada e causou estragos nas zonas urbana e rural. Os bombeiros receberam dezenas de ligações para retirar árvores caídas e conter alagamentos e em alguns bairros, a Defesa Civil remove famílias de suas casas.


Durante toda a manhã choveu forte ainda em Alegrete, São Luiz Gonzaga, Quaraí, São Gabriel, Rio Pardo, Santa Maria e Santiago. Em São Luiz Gonzaga choveu 114mm. Em Santa Maria, vários córregos transbordaram e alagam ruas. Em Itaara, a cheia de Rio Ibicuí desalojou famílias e destruiu pontilhões. Em Santiago, a BR-287 está em meia pista por causa da queda de árvore. 


A AES SUL registra falta de luz em 10 mil pontos comerciais e residenciais no Estado. Somente na região de São Borja são 4,9 mil clientes. Também falta luz em Alegrete, Santiago, Santa Maria e Livramento. 


Já em Porto Alegre, uma árvore de grande porte caiu esta manhã em cima de seis veículos na Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre. Dois ficaram totalmente destruídos. Ninguém se feriu. No bairro Mont'Serrat, um táxi ficou preso em um buraco após o asfalto ceder. 


O mau tempo vai continuar no Rio Grande do Sul. Ainda há risco de temporais, principalmente do Centro para o Norte.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.