Coluna-Ponto-de-Vista-1

Saúde Bucal: Primeira semana registra grande procura nos postos

Secretaria estima que mais de 800 atendimentos tenham sido realizados


A primeira semana de trabalho da parceria Prefeitura - PUCRS, que está contando com o apoio de 14 acadêmicas de Odontologia com atendimentos na cidade e interior, já registrou mais de 800 atendimentos a população. A recepção por parte da comunidade está sendo considerada surpreendente pela Secretaria e pelas acadêmicas. O cronograma do programa de Saúde Bucal se encerra nesta sexta-feira (22).


Das unidades de saúde, seis delas – CAIC, PAM, Zona Oeste, Nosso Sonho, Santa Clara e Bom Fim – recebem os trabalhos das equipes odontólogas. Nas três primeiras, as ações foram direcionadas para atender aos estudantes da rede pública de ensino e as demais, para a população em geral.


No interior, localidades como Faxinal e o Azevedo Sodré receberam o atendimento das acadêmicas da PUC. Em virtude do mau tempo, a Secretaria transferiu as consultas marcadas para a cidade. Mas isso não impediu a sequencia dos trabalhos, que estão sendo considerados muito proveitosos para as jovens estudantes. 


Para as acadêmicas Janebele Virag e Gabriela Abreu, a experiência proporcionada em São Gabriel por meio desta parceria está sendo muito proveitosa para sua formação profissional. “A população local procurou nossos serviços, de forma que nos surpreendeu pela receptividade, além de trabalhar melhor com o público, e isso valeu muito para nossa formação”, salientaram.



A acadêmica Manoela Amarante também frisou a importância desta oportunidade proporcionada. “São Gabriel nos surpreendeu pela recepção da comunidade, o que nos proporcionou maior atenção com os pacientes, e nestes últimos dias, estamos concentradas em fazer com que o atendimento a população seja tão produtivo como foi na primeira semana”, salientou.


E a comunidade aprovou a iniciativa da Prefeitura Municipal.  Para a moradora do Bairro Mariana, Maria Medianeira Proença, que levou seu filho de 9 anos, ela saúda  esta parceria. “Achei muito bom, por que proporciona a oportunidade de tratar melhor a saúde bucal, sem custo algum e como a comunidade merece”, comentou. 


Elizandra da Silva, que trouxe sua filha de 10 anos até a UBS Zona Oeste, também elogiou a ação desenvolvida pela Secretaria da Saúde. “É muito bom por que fazia tempo que não víamos algo assim, e bom por que proporciona atendimento para quem não tem condições”, finalizou. Os trabalhos, que tem a coordenação das dentistas Larissa Acosta e Márcia Mota Marques, juntamente com a Secretaria da Saúde, se encerram nesta sexta-feira (22).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.