Avança construção de Entreposto de Mel em São Gabriel
Uma série de encontros e audiências produziram resultados positivos e avanços para a efetivação de um entreposto industrial de mel em São Gabriel. A informação é do secretário municipal do Trabalho, Indústria e Comércio, Paulo Antonio de Oliveira, que nesta quinta-feira, 10 de março, participou de diversos encontros na capital do Estado, juntamente com o diretor industrial da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa), Aldo Machado. Ambos estiveram acompanhados do professor Aroni Satler, especialista em apicultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Confederação Brasileira de Apicultura.
No primeiro encontro, Paulo Antonio e Aldo reuniram-se com os diretores técnicos da empresa Engemold, Jones Zaniratti de Oliveira e Paulo Eduardo Tavares, que apresentaram a planta e projeto técnico do entreposto, que deverá ter capacidade para absorver toda a produção de mel da Metade Sul do Estado. Logo em seguida, foram recebidos pelo secretário-adjunto da Agricultura do Estado, Gilmar Tiethboll, juntamente com os diretores do Departamento de Planejamento e Fomento Agropecuário da Seappa, Fernando Hegmann e José Antônio Simões Pires. Neste encontro, ficou acertado que a Secretaria Estadual de Agricultura fará a terraplenagem do terreno doado pelo prefeito Rossano Gonçalves no final do ano passado para a construção do entreposto.
Após esta reunião, o secretário de Indústria e Comércio e o diretor da Cooapampa foram recebidos pelo presidente da EMATER, engenheiro Mário Augusto Ribas, que já determinou a elaboração de um convênio para prestar assistência técnica integral à cooperativa dos apicultores.
Logo após, estiveram reunidos com o atual presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, José Cunha, que garantiu o respaldo da confederação ao projeto do entreposto de mel. “Vemos com bons olhos o suporte que o Executivo de São Gabriel está dando para este empreendimento, porque vê a capacidade que ele tem de gerar empregos e promover crescimento econômico no seu município e em toda a região”, assinalou Cunha.
O secretário ressaltou o fato de terem conseguido contato com a supervisão estadual do Banco do Brasil, para a captação de recursos para a viabilização do empreendimento. “O prefeito Rossano determinou atenção prioritária aos preitos da Cooapampa, justamente por se enquadrar na visão de incentivar empreendimentos que possam gerar empregos agregando valor à economia local”, assinalou Paulo Antônio.
A Cooapampa representa em torno de 16 mil produtores da região, cada qual com uma média de 94 colméias, totalizando cerca de 150 mil sendo responsáveis pela produção de 4750 toneladas anuais, o equivalente a 60% de toda a produção apícola do Rio Grande do Sul. Com a viabilização do Entreposto de Mel, será criada uma alternativa gaúcha para a exportação do mel produzido no Estado, uma vez que 75% do mel gaúcho é exportado atualmente através de entrepostos de Santa Catarina.
sou conteranio e atualmente moro no litoral norte do estado em aroio do sal parabens a todos os envolvidos nete projeto luto por politicas de desenvolvimento semelhantes aqui no meu municipio
ResponderExcluir