Coluna-Ponto-de-Vista-1

Incra/RS orienta trabalho de assistência técnica em São Gabriel

Servidores do Incra/RS, representantes de assentamentos e prestadores de assistência técnica participaram, nesta segunda e terça-feira (26 e 27), em São Gabriel, da chamada reunião “marco zero”, que formaliza o início das atividades da empresa contratada para acompanhar as famílias assentadas na região.
A Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec) atenderá 734 famílias de 11 assentamentos situados em Alegrete, Manoel Viana, Santa Margarida do Sul, São Francisco de Assis e São Gabriel. Eles formam o novo núcleo operacional de assistência técnica, social e ambiental (Ates) criado pelo Incra.
            Durante a reunião, o coordenador estadual do programa de Ates, Marcelo Trevisan, explicou as metas previstas pelo contrato e o sistema de acompanhamento e monitoramento das atividades. “A modalidade executada pela Ates no RS foi alterada significativamente: passamos a propor metas e ações para serem realizadas de forma individual e coletiva, onde o método de trabalho pode ser definido pela prestadora e os temas com as famílias beneficiadas”, observou.

Inicialmente, as ações estarão focadas na aplicação dos créditos – já que os assentamentos estão em fase de implantação e recebendo os primeiros recursos do governo federal – e na implementação de linhas produtivas para o desenvolvimento das famílias. A Coptec também deverá elaborar o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), indispensável para a consolidação do programa de Ates.

Expectativa

A Coptec venceu a concorrência pública realizada pelo Incra/RS no início do ano. O contrato foi assinado no último dia 12, gerando expectativa entre as famílias. “A forma de aplicação dos créditos já vem sendo discutida desde o ano passado, mas a contratação de Ates vai nos ajudar a por em prática nossos projetos”, afirma a representante do assentamento Conquista do Caiboaté (São Gabriel), Eliana Azevedo.

A proposta dos assentados do núcleo operacional de São Gabriel é investir na assistência técnica para produção leiteira (cerca de 98% das famílias já iniciaram o trabalho com gado leiteiro), no cultivo de arroz orgânico em áreas de várzea (em Santa Margarida do Sul há dois hectares plantados), na fruticultura e em culturas de auto-sustento, como a produção de sementes.

O contrato de Ates prevê a disponibilidade de técnicos de diferentes áreas de formação, sendo um a cada 85 famílias (no caso da Coptec, serão nove ao todo), visitas individuais a cada família, atividades coletivas e iniciativas complementares.

O pagamento mensal só é feito mediante apresentação de relatórios e comprovação do cumprimento de todas as metas, atestadas pelos próprios assentados, e fiscalizadas pelo Incra.

Neste contrato, vigente por um ano, o Incra/RS investirá um total de mais de R$ 640 mil.


NÚCLEO OPERACIONAL DE ATES SÃO GABRIEL
MUNICÍPIO
ASSENTAMENTO

NUMERO
DE FAMILIAS
Alegrete
PA NOVO ALEGRETE

63
PA SANTO IZIDRO III

46
Manoel Viana
PA SANTA MERCEDES/GLEBA B

7
Santa Margarida do Sul
PA NOVO HORIZONTE II

86
São Franciso de Assis
PA JAGUARI GRANDE

25
São Gabriel
PA CONQUISTA DO CAIBOATÉ

225
PA ITAGUAÇU

99
PA NOVO RUMO

6
PA SANTA RITA IV

105
PA UNIÃO PELA TERRA

25
PA ZAMBEZE

47
Total de Famílias
734

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.