Coluna-Ponto-de-Vista-2

Fala leitor

Transporte coletivo em São Gabriel é motivo 
de calamidade publica

Pode parecer brincadeira, mas observa-se que a falta de concorrência, gera o descaso, com os serviços prestados a seus clientes.
Não é de hoje que ouço reclamações do tipo “parecemos sardinhas em lata”, “por favor, de um passinho à frente, tem só mais 20 passageiros para embarcar” ou ainda “fiquem todos de costas assim, não há perigo e cabe mais gente no ônibus, pois não podemos deixar nenhum passageiro na parada”. Frases como estas fazem parte do cotidiano do gabrielense que tem que fazer uso deste tipo de serviço.

Será que não é hora de surgir uma nova empresa de transporte coletivo em São Gabriel? Já que a que presta este tipo de serviço parece não ter capacidade de suportar a demanda ou será que devemos nos acomodar, aceitar o descaso e deixar tudo como está.
Seria bem mais fácil a empresa local tentar se adequar e tentar melhorar a qualidade dos serviços prestados. Se colocassem apenas mais um ônibus no horário de 07h 45min da manhã, que é a hora de maior fluxo de passageiros, já resolveria o problema.
O mundo empresarial, hoje em dia, vive numa constante luta para adequar-se as tendências de mercado. Para isso, programam ferramentas de gestão que os possibilitam um melhor atendimento a seus clientes, o que consequentemente, gerará uma fidelização a sua empresa. Hoje em dia, o foco das grandes organizações não está apenas no lucro como tempos atrás, mas acima de tudo no seu cliente, pois é este que possibilitará que a sua empresa se mantenha no mercado e, para manter-se no mercado, é fundamental prestar um serviço de qualidade, mesmo que a nossa empresa seja a única no ramo na cidade.
Esta preocupação com seus clientes é boa também para a empresa, pois gera resultados, principalmente quando se participa de programas, como PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) ou ISO 9001, mas para isso, é necessário ter responsabilidades,  ser e agir em função de uma melhoria contínua
Este é apenas um comentário ou uma sugestão de um passageiro, que há vários anos utiliza este serviço e que, principalmente em dia de chuva vira quase uma sardinha em lata. Esta não é apenas uma preocupação minha, mas uma preocupação da comunidade do Bairro Menino Jesus Cohab, Bairro Independência e demais bairros adjacentes, que fazem uso deste serviço.
Hoje reclamamos da super lotação do ônibus, mas imagina se houvesse o caso de uma pessoa ter mal súbito, em um destes dias em há esta super lotação?
Fica na consciência do respectivo responsável por esta empresa.
Imagino que os novilhos que vão para abate no Marfrig viajem melhor acomodados nas jamantas boiadeiras do que os sofridos passageiros do transporte coletivo gabrelense.

Dilmara Freitas
Bacharel em Administação Universidade da Região da Campanha URCAMP São Gabriel

2 comentários:

  1. Dilmara,
    O teu comentário é altamente realista
    Eu, apenas, tenho a acrescentar um ponto, que julgo o mais importante
    A responsabilidade pelo transporte público coletivo é do Município
    Este é um serviço concedido, mediante contrato administrativo, entre o Município e a concessionária
    A responsabilidade pela fiscalização da qualidade do serviço (incluindo, superlotação nos ônibus) é da Secretaria Municipal de Transportes
    A ela cabe, igualmente, estas críticas do texto acima

    ResponderExcluir
  2. Só para esclarecer, a pasta é Serviços Urbanos, através do Conselho Municipal de Trânsito, e não Secretaria de Transportes.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.