Coluna-Ponto-de-Vista-1

Em lados opostos, Prefeito e vice conversam com Movimento de agricultores familiares do Batovi

Parece que a disputa pelo Palácio Plácido de Castro entre Rossano e Sandra começa cada vez mais a ficar evidente em ações do Prefeito e reações da vice.
Um exemplo disso, foi na última quinta-feira, 10, quando a Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura informou em release que o Prefeito Rossano Gonçalves se reuniu pela manhã com o grupo de coordenadores do Movimento “Filhos Desta Terra”, formado por pequenos produtores gabrielenses, estabelecido na região do Batovi. A reunião, que contou ainda com a participação do Secretário da Agricultura, Erasmo Chiappetta e do vereador Antônio Devair Moreira (Beka), visou apresentar o grupo, que busca o reconhecimento e o assentamento de famílias na região, de forma organizada.
Os quatorze coordenadores, juntamente com o líder comunitário da região e empresário Clésio Brasil, apresentaram como funciona, os objetivos e reivindicações. “É um grupo formado por pessoas da região e do município, que quer produzir e ter oportunidade para isso, e eles buscam o apoio do Executivo para interceder junto aos Órgãos Federais, como o INCRA para conseguir recursos e terra para assentar as famílias”, esclareceu.
Em uma troca de ideias, Rossano salientou a boa organização do movimento. “Conversamos aqui de forma organizada, e vocês buscam o modelo justo de reforma agrária, para a gente de nossa terra”, destacando ainda que irá interceder junto ao Governo do Estado, para o estabelecimento dos produtores na região e a busca de recursos com o Governo Federal.
O Prefeito, que recebeu a carta de reivindicações assinada pelos coordenadores, buscará na próxima semana junto aos Secretários Estaduais do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, e de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, audiências para o apoio aos participantes. O movimento conta com mais de 200 pequenos produtores e agricultores familiares, e está estabelecido na RS-630, km 28. O radialista José Boaventura Félix ainda acompanhou o grupo.

SANDRA WEBER TAMBÉM RECEBE GRUPO

Na mesma data, conforme release enviado por Márcio Vaqueiro, que desempenha assessoria para Weber, a mesma teria também se reunido com o grupo, onde disse não ter a caneta para apresentar soluções imediatas, mas garantiu ter poder político para tentar mudar as coisas. Weber foi procurada pelos moradores para encaminhar reivindicações ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na tentativa de incluir a população daquela localidade na lista assentados em São Gabriel.
O encontro, organizado no Gabinete da Vice, teve a participação de onze coordenadores. Além de focar a conversa em um ponto principal (o das reivindicações), os moradores informaram que não estão economizando esforços para atender as exigências do INCRA.
- Para sermos contemplados, sabemos que é necessário estar acampados. Estamos fazendo isso – disse o presidente da Associação de Moradores do Batovi, Clésio Brasil.
O acampamento “Filhos dessa Terra” tem 200 famílias cadastradas e funciona de forma rotativa, com representantes entrando e saindo do acampamento para trabalhar em propriedades da região.
- Todos os integrantes são naturais do Batovi ou localidades próximas. Todos nasceram por lá e todos trabalham lá. Por isso a proposta de acampamento rotativo – argumentou.
Para a vice-prefeita, a reivindicação dos moradores é justificável, afinal de contas, eles conhecem bem a terra e o potencial da região.
Sandra Weber recebeu um documento – contendo a pauta de reivindicações – e deverá entregar o material pessoalmente ao vice-governador Beto Grill, que vão estar em São Gabriel na próxima semana. Ela disse que existe uma proposta de governo (no Estado) que garante formas de trabalho integrado na Administração. Isso vai facilitar o encaminhamento das propostas.
- Esse trabalho integrado é o que queríamos fazem em São Gabriel. Mas não tenho acesso a nada. Tenho que trabalhar por fora – contestou a vice-prefeita.
Ao finalizar, Sandra Weber destacou a forma correta como as coisas estão sendo feitas, sem invasões e com respeito às propriedades e aos produtores de São Gabriel.
- Tenho certeza que o vice-governador vai levar esta proposta adiante. O vice é o canal certo. Também temos o deputado federal Beto Albuquerque que, hoje, comanda uma Secretaria no Estado e que, com certeza, também vai participar desta iniciativa – concluiu.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.