Coluna-Ponto-de-Vista-1

LEGISLATIVO: SECRETÁRIO GUILHERME REÚNE-SE COM VEREADORES E EXPLICA SOBRE “CASO ISOLADO” OCORRIDO NO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA

Após o pedido do vereador Cilon Lisoski (PR) aprovado em plenário solicitando o comparecimento do Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos - Guilherme das Neves Medeiros, no Poder Legislativo, para prestar informações sobre o Concurso Público Municipal, especificadamente na questão da não homologação do resultado final para o cargo de Professor Anos Finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Educação Física, na manhã de segunda-feira (21), Medeiros esteve na Câmara Municipal reunido com os vereadores e dissertando sobre o assunto em pauta. O encontro foi presidido pelo vice-presidente - vereador Claudiomiro Borges (PR) e contou com a participação dos vereadores: Rômulo Farias, Rui Lucas e Cilon Lisoski (ambos do PR), Vagner Alóy Rodrigues, Antônio Devair Rodrigues Moreira e Paulo Sérgio Barros da Silva (todos do PDT) e do vereador Adão Santana (PTB). Também estiveram presentes, o Coordenador Parlamentar - Clóbis Saccol dos Santos e o Coordenador do Setor Pessoal da Prefeitura Municipal - João Antônio Neme da Costa.
Na oportunidade, o secretário destacou a importância da parceria do Executivo e Legislativo, pois isso só traz benefício e faz com que São Gabriel cresça. "Estamos aqui para dirimir todas as dúvidas dos senhores vereadores, pois não temos nada a esconder. Após mais de oito anos sem concurso municipal, tivemos esta preocupação e trabalhamos quase dois anos na preparação do mesmo, onde a conceituada empresa "Objetiva Concursos" realizou as provas com transparência e responsabilidade", disse Guilherme.
O secretário explicou que no dia 28/12/2010 encerrou o prazo para a apresentação dos documentos das provas de títulos, sendo que no início de janeiro deste ano, foi surpreendido com a denúncia de que um candidato ao cargo de Professor Anos Finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Educação Física, teria apresentado um certificado irregular. "Neste momento convoquei uma reunião da Comissão do Concurso e pedi para que fossem feitas todas as averiguações, sendo que já no primeiro levantamento concluiu-se que a denúncia poderia ter veracidade. Quando perguntada sobre a situação, a Secretária de Educação - Denise Notarjágamos disse não ter conhecimento do fato. Logo após, pedi ao prefeito que abrisse um Processo Administrativo, o que foi feito naquele instante e paralelamente também foi aberto um Processo Incidental, e em ambos, a Administração Pública está agindo com rapidez e responsabilidade", afirmou Guilherme Medeiros.
Referindo-se ao Certificado supostamente irregular, ele disse que este teria a assinatura da secretária Denise, de forma falsificada, o que fora feita por uma funcionária da própria Secretaria de Educação, e que o referido título poderá ser invalidado. "Durante este período, estivemos em Porto Alegre, consultamos o Ministério Público, OAB e advogados de empresas que prestam consultoria ao Município, antes de homologarmos o resultado final do concurso, exceto o da disciplina que surgiu este problema. Os candidatos aprovados para os demais cargos poderão ficar bem tranquilos, pois dentro de suas classificações e vagas serão chamados nos próximos dias", disse o secretário.
Na ocasião, o secretário Guilherme Medeiros fez a entrega aos vereadores, da cópia de alguns documentos que fazem parte do Processo Incidental, sendo que este está em fase de conclusão. Em relação ao Processo Administrativo, Guilherme pediu aos vereadores mais alguns dias - pois este também não está concluído, garantindo que já está na fase final. No Processo Incidental, recentemente o candidato envolvido recebeu a notificação e deverá na sequência - dentro do prazo legal - apresentar a defesa prévia. "Peço à todos os vereadores, que nos dê um crédito, para que a Comissão do Processo Administrativo trabalhe. O Executivo não passará a mão na cabeça de ninguém, e, os culpados serão punidos de forma administrativa, cível e criminal. Considero que talvez possamos ter sido apunhalados pelas costas, se confirmada essa adulteração de documento dentro da Secretaria Municipal de Educação", afirmou Guilherme.
Ao final da reunião, o secretário Guilherme Medeiros disse ser importante saber diferenciar uma fraude em concurso público, do envolvimento de um só candidato em alguma irregularidade, ressaltando que todos devem preservar os quase 4 mil candidatos que prestaram as provas do Concurso. "Tão logo tudo esteja concluído, estaremos também entregando à vocês a cópia do Processo Administrativo e Incidental, bem como, divulgando na mídia gabrielense um comunicado de esclarecimento público, mostrando detalhadamente tudo o que aconteceu. Lembramos ainda, que a homologação do resultado final do Concurso para o cargo de Professor Anos Finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Educação Física, será feito após a conclusão da análise, pela Comissão de Concurso do Município, dos documentos apresentados pelos candidatos, relativamente à etapa da Prova de Títulos", concluiu o secretário.

                                                                                                              Gilberto Mello/Assessor de Imprensa

2 comentários:

  1. Só gostaria que todos os envolvidos fossem punido, inclusive que a secretária que saiu, muito estranho ela sair do nada se ela estava fazendo um excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que todos envolvidos devem ser punidos, não é com a SAÍDA, com o ocorreu com a Secretária Denise, que vão deixar assim. Mas, muitos boatos existem que tem mais pessoas envolvidas na fraude dos TÍTULOS, inclusive uma Diretora de Escola. Esperamos que os CULPADOS sejam punidos e processados perante a JUSTIÇA. tenho certeza que o Prefeito ROSSANO, mais uma vez vai comprovar sua competência e PUNIR os culpados. Que não fique apenas na Secretária.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.