Coluna-Ponto-de-Vista-1

Bragança diz que resolução da Executiva Estadual é autoritária

Bragança, Presidente de Honra do PSDB
No último dia 09 de setembro, a Comissão Executiva Estadual do PSDB editou a Resolução nº 01-2011/2013, que versa sobre normas, critérios, diretrizes e metas para a escolha de candidatos e coligações para as eleições municipais de 2012. 
“Se fosse apenas sobre isso e se tratasse democraticamente sobre o assunto seria bem recebida na Executiva Municipal de São Gabriel, porém, tal Resolução possui características autoritárias, dando ares de uma medida ditatorial”, destaca o Presidente de Honra, Ricardo Bragança. 
Bragança ainda destaca que alguns artigos trazidos no conteúdo da Resolução Estadual elencam formas antidemocráticas de escolha de candidatos para concorrer a cargos eletivos pelo partido como, por exemplo, a ideia de que será escolhido para concorrer a Prefeito pelo PSDB, em caso de mais de um pré-candidato, aquele que “conseguiu transferir mais votos para os candidatos a Deputado Estadual e Federal que apoiou nas últimas eleições”. 
Segundo Ricardo Bragança, isso demonstra uma forma antidemocrática e errônea de escolha de candidatos, haja vista ser impossível saber quantos votos foram transferidos de uma pessoa para outra. 
“Além disso, a medida autoritária do PSDB Estadual também deixou claro que, embora a Convenção Municipal escolha o melhor candidato para concorrer ao Poder Executivo, a Comissão Executiva Estadual poderá, pura e simplesmente, substituir esse candidato, escolhendo aquele que for melhor na sua visão, não de acordo com a escolha democrática dos Diretórios Municipais”, comentou. 
O ex-vice-prefeito diz que a atitude se apresenta como uma violação à democracia e à independência dos órgãos municipais, cujas decisões, embora democráticas, poderão sofrer alterações a bel prazer da Executiva Estadual. 
“Com essa Resolução, que é claramente inconstitucional, a unidade partidária que deve haver entre todos os segmentos fica ameaçada ao extremo, em razão de uma atitude desmedida proveniente de medidas autoritárias e antidemocráticas”, finaliza Bragança.
A chateação com a resolução seria tanta que segundo se comenta, Ricardo e até a presidente Dórian Bragança já estariam inclusive pensando em trocar de sigla partidária. Especula-se pela cidade uma possível ida dos mesmos para o PSB ou para o PMDB. A informação não foi confirmada até o momento.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.