Coluna-Ponto-de-Vista-1

Tarso Teixeira representa Farsul na Rio+20

Tarso Teixeira e Carlos Sperotto
O Rio de Janeiro sedia nesta semana a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, onde organizações e autoridades políticas de diversos países do mundo discutem estratégias que conjuguem desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A Confederação Nacional da Agricultura está na Rio+20 com um estande próprio, estimulando debates sobre sustentabilidade e produção rural. A proposta do Rio Grande do Sul está sendo apresentada pelo presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira. 
Juntamente com o presidente Carlos Sperotto e o superintendente do SENAR-RS Eduardo Condorelli, Tarso Teixeira apresenta a proposta da Farsul para o conjunto dos debates da Rio+0, inclusive sugerindo a adoção dos parâmetros da legislação ambiental brasileira para as nações desenvolvidas. “As nações que criticam o Código Florestal brasileiro não possuem nem de longe uma legislação ambiental parecida. Está na hora de a terra do Greenpeace e do WWF darem seu exemplo, instituindo áreas de preservação permanente e reserva legal, como existe no Brasil”, assinala. 
Os temas da conferência implicam debates com foco na sustentabilidade, com a presença de organizações ambientais que enxergam o agronegócio como rival da questão ambiental. “Estamos na Rio+o porque o produtor rural nada tem a temer. Foi o produtor rural gaúcho quem implantou tecnologias sustentáveis como o plantio direto, e brigou para o uso dos transgênicos, que reduziram drasticamente o uso de agrotóxicos. A expansão do agronegócio aconteceu com tecnologia, não com depredação”, ressalta Teixeira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.