Coluna-Ponto-de-Vista-2

Campus São Gabriel da UNIPAMPA sedia o “Rio menos 20”

Acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus São Gabriel promovem o Rio menos 20. As atividades iniciaram dia 21 de junho, com debates e palestras. O evento tem como objetivo trazer as discussões realizadas pela conferência Rio+20, que encerrou no dia 22 de junho, de modo a inserir no debate tanto a comunidade acadêmica, quanto a comunidade local. O nome "Rio menos 20" foi criado com um tom crítico pelo teor dos debates que ocorreram na Rio+20, realizada no Rio de Janeiro. 
O Rio menos 20 é promovido por estudantes de todos os cursos do Campus São Gabriel (Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Biotecnologia, Ciências Biológicas – Licenciatura e Ciências Biológicas – Bacharelado) e conta com a colaboração e participação de professores e técnicos administrativos, além do apoio da direção do Campus. O professor Jefferson Marçal da Rocha, um dos envolvidos no evento, considera positiva a iniciativa dos alunos. “Quando meus alunos começam a ter ideias e ideais muito criativos do que aqueles que ensino, vejo que ainda vale a pena ser professor e que a alma deles não é pequena”. 
O Rio menos 20 iniciou discutindo as propostas da conferência Rio+20. Também foram realizados debates sobre o Bioma Pampa, a relação entre a UNIPAMPA e a comunidade, água e saneamento em São Gabriel e sobre o Novo Código Florestal. Na sexta feira, 29 de junho, também na sede do Campus, houve um debate com os integrantes do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). 
De acordo com o acadêmico do curso de Gestão Ambiental e um dos organizadores, Francis Zanella, o evento visa continuar debatendo nas próximas semanas sobre a extensão universitária, seus desafios e experiências. “Nosso evento é dinâmico e tem uma agenda aberta a propostas, todos podem comparecer e inscrever um tema, ou trazer alguém para debater”, diz.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.