Coluna-Ponto-de-Vista-2

Prefeitura diz que Governo Federal envia poucas doses de vacina da Gripe A

Secretário Paulo Forgiarini
A preocupação da população com a incidência crescente de casos de contaminação com o vírus H1N1 no Estado do Rio Grande do Sul, não foi o suficiente para motivar o Ministério da Saúde a enviar mais doses da vacina para os municípios gaúchos, entre eles São Gabriel. O secretário da Saúde do município, Paulo Fernando Forgiarini, revela que de maio até agora, São Gabriel recebeu somente 12.600 doses, número insuficiente para imunizar os mais de 65mil habitantes da cidade.
Segundo o secretário, a última remessa da vacina trouxe apenas 900 doses para São Gabriel. No dia 13 de julho, sexta-feira, o município distribuiu as doses que foram liberadas para a população em geral. Ao todo foram distribuídas 900 doses divididas entre a Secretaria Municipal de Saúde e outras duas unidades básicas de saúde. “A baixa quantidade enviada pelo governo motivou as filas que houve nos três locais”, justificou.
De acordo com Paulo Forgiarini é preciso que o Ministério da Saúde adote estratégias diferentes para a imunização contra o H1N1 nos estados da Região Sul: “É inadmissível que aqui, onde enfrentamos baixíssimas temperaturas, as vacinas cheguem justamente nesta época, temos que imunizar as pessoas antes que o inverno chegue. É desumana a formação de filas para garantir senhas durante a noite e utilizamos a distribuição de senhas justamente por que as doses que nos chegam são insuficientes”.
Nenhum caso de gripe A foi registrado em São Gabriel, mas três estão sendo investigados. O Secretário de Saúde disse que conforme orientações do Ministério da Saúde, todo o caso em estágio avançado de gripe está sendo tratado com o medicamento tamiflu que é o único indicado para o tratamento da Gripe A. O município tem 500 doses do remédio em estoque.
A Secretaria Municipal de Saúde estuda estratégias para evitar filas no caso do recebimento de novas doses da vacina.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.