Coluna-Ponto-de-Vista-2

Exposição com material do médico Dirceu Menna Barreto de Abreu homenageia médicos de São Gabriel

1º aparelho de anestesia do Estado - (Foregger) com
data de fabricação de 1936 de propriedade do
médico Direceu Menna Barreto de Abreu
Sala de consulta, de exames, gabinete médico, roupas, certificados e instrumentação cirúrgica. O material que retrata o trabalho de uma vida inteira está à disposição dos gabrielenses no museu Nossa Senhora do Bom Fim (Igreja do Galo). A iniciativa tem por objetivo homenagear os profissionais de saúde do município, pela passagem do dia do médico.
Dirceu Menna Barreto de Abreu faleceu em 1985 aos 95 anos de idade. Formado pela Universidade do Rio de Janeiro em 1932, atuou na medicina em várias especialidades, foi assistente do maior cirurgião brasileiro, Brandão Filho. O aprendizado rendeu títulos e em 1932 voltou a São Gabriel onde prestou relevantes serviços. “Meu avô era um homem reservado. Tinha opinião clara e definida. Quando se formou não havia especialidades específicas, o médico era preparado para atuar em todas as áreas. Ele fez cirurgia de crânio, transplantes de pele, cirurgias traumatológicas, e também anestesias. Não havia anestesistas o médico fazia tudo”, disse Dirceu Menna Barreto de Abreu Neto, que mora atualmente na casa que pertenceu ao avô, Dirceu Neto e seus familiares são a 6ª geração da família que habita na residência e cuida do acervo profissional do ilustre médico gabrielense.

Mesa ginecológica
Além da medicina, Dirceu também atuou na vida política de São Gabriel, em 1947 foi eleito vice-prefeito da cidade. Na época, prefeito e vice eram eleitos separadamente, e como seu parceiro de ideais não venceu, Dirceu não quis assumir o cargo.
Instrumentos cirúrgicos do Dr. Dirceu
Menna Barreto em exposição
O primeiro aparelho de anestesia do Rio Grande do Sul é uma das relíquias da exposição, o Foregger datado de 1936 é do tempo em que as anestesias eram à base de éter e clorofórmio. 
Quando a exposição ainda estava sendo montada recebeu a primeira visita. “Fiz o pré-natal de meus quatro filhos com o Dr. Dirceu”. Ele era um homem sério, simples, mas cerimonioso e acima de tudo muito competente. Ele inspirava confiança, transmitia tranquilidade, eu sabia que estava em boas mãos”, ressaltou a Srª Maria Tereza de Moraes Marques, de 84 anos. A exposição em homenagem ao dia do médico começa será aberta às 19h de hoje (18-10) e se estende até o fim do mês, sob os cuidados da equipe do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim. (Maria de Lourdes da Silva (Responsável Técnica); Rodrigo Ávila, Maria do Carmo Oliveira e Fernanda Eberle).
“Convidamos a todos os médicos e a população em geral para conhecer esse verdadeiro tesouro que está exposto à visitação”, concluiu Maria de Lourdes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.